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BIBLIOTECA






DESORIENTAIS
Alice Ruiz

São Paulo, 1996 - Editora Iluminuras (Rua Oscar Freire, 1233 - São Paulo, SP - 0142-001) - 126 páginas.

O novíssimo livro de haicais de Alice Ruiz, que junto a Paulo Leminski, constitui-se em uma das principais referências do haicai brasileiro. Prefácio de José Miguel Wisnik.

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NATUREZA - BERÇO DO HAICAI
H. Masuda Goga
Teruko Oda

São Paulo, 1996 - Empresa Jornalística Diário Nippak (Rua da Glória, 332 -São Paulo, SP - 01510-000) - 268 páginas.

O primeiro saijiki (dicionário de termos sazonais) da língua portuguesa. Inclui antologia de haicais exemplificativos. Termo sazonal ou kigo é uma palavra ou expressão que alude a eventos ou fenômenos (naturais ou humanos) específicos da época do ano em que se escreveu o haicai, apontando para a transitoriedade do mundo. O termo sazonal representa a alma do haicai tradicional, desde os tempos de Bashô. No Brasil, o Grêmio Haicai Ipê, ao qual pertencem os autores, é um de seus principais difusores.

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OKU - VIAJANDO COM BASHÔ
Carlos Verçosa

Salvador, 1996 - Secretaria de Cultura e Turismo do Governo do Estado da Bahia - 570 páginas. Inclui iconografia.

Abrangente trabalho de pesquisa, esta obra consiste em três partes: traduções de ensaios de Octavio Paz sobre haicai, a tradução de "Oku no hosomichi", o mais famoso diário de viagem de Bashô, e um ensaio original sobre o desenvolvimento do haicai no Brasil. Além de conter grande dose de informação sobre o haicai em si, é obra única para se compreender a extensão da influência do haicai na cultura brasileira.

Leia a resenha no Jornal de Poesia




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HAIKAI
Paulo Franchetti (org.)

Campinas, 1990 - Editora da UNICAMP (Rua Cecílio Feltrin, 253, Cidade Universitária - Campinas, SP) - 244 páginas.

Este livro constitui-se seguramente no mais completo e acessível guia de introdução ao haicai disponível em português. Em sua introdução, discute teoria e história do haicai, trazendo uma útil bibliografia básica comentada. Segue-se uma antologia com 107 haicais organizados por estação, traduzidos diretamente do japonês e confrontados com suas versões originais. Muitos deles são acompanhados de comentários. A última parte do livro trata do contexto histórico em que floresceu o haicai no Japão, o período Edo (1615-1868).



HAIKU
R. H. Blyth

Tóquio, 1981 (idioma inglês) - The Hokuseido Press (32-4, Honkomagome 3-chome, Bunkyo-ku, Tokyo 113, Japão - FAX +81-03-827-0567)- 4 volumes. Total de 1320 páginas com ilustrações.

Segundo o autor, o haicai (haiku) é a flor e a culminação de toda a cultura oriental. O primeiro volume descreve inicialmente a maneira como o budismo indiano, o Zen, a poesia chinesa, o confucionismo, etc., foram digeridos para dar origem ao haicai. A seguir, discorre sobre as características do budismo Zen levadas em conta na criação e apreciação do haicai. Discute ainda a técnica do haicai e apresenta os quatro principais mestres do haicai japonês, Bashô, Buson, Issa e Shiki. Os volumes seguintes são uma antologia bilíngüe, organizada por estações e termos-de-estação, com fartos comentários. É uma obra monumental e essencial a todos os que desejem se aprofundar no assunto.




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 12 de outubro de 1999
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