Apresentação
Biografia
Haicais
Testemunho
Iconografia
Referências

Nempuku Sato
Iconografia


Aliança

À esquerda, reprodução de parte de página do livro comemorativo dos 10 anos da Colônia Aliança, "Sôsetsu jû-nen shi" ("História dos 10 anos de fundação"), que contém perfil e foto do jovem Nempuku e legenda que diz: "O homem do haiku no Brasil - Nempuku Sato". Nempuku se estabeleceu em Aliança (atualmente distrito do município de Mirandópolis, SP) com a família em 1927.

Abaixo, Nempuku ao lado de Shûhei Uetsuka (nome literário Hyôkotsu), o "pai da imigração japonesa", em foto de 1934. Hyôkotsu (1876-1935) é reconhecido como o autor do primeiro haiku em japonês escrito no Brasil (1908), mas considerava Nempuku como seu mestre.

Hyokotsu

Nempuku, Gyôsetsu, Keiseki e Goga

Acima, participantes do primeiro concurso de haiku da cidade de São Paulo (1937), promovido pelo jornal Burajiru Jihô e realizado no Clube Japonês. Abaixo, à esquerda, destaque com Nempuku ao centro, acompanhado à esquerda por Kôzô Ichige (nome literário Gyôsetsu) e Kan-ichiro Kimura (nome literário Keiseki), à direita. Gyôsetsu foi cônsul-geral do Japão em São Paulo e amigo de Guilherme de Almeida. Keiseki (1867-1938) foi o segundo maior nome do haiku japonês no Brasil e fundou o primeiro grêmio de haiku da cidade de São Paulo, o Sansui-kwai. No destaque abaixo à direita, o jovem H. Masuda Goga (na foto maior, o terceiro da esquerda para a direita, na segunda fila).

Os trêsJovem Goga

Nempuku em Bauru Concurso de 1967

À esquerda, o Nempuku maduro em sua casa (Bauru, SP). Abaixo, à esquerda, em 1967, dirigindo os trabalhos do 21o Concurso Brasileiro de Haiku (em japonês: zen-haku haiku taikai), promovido pelo Jornal Paulista, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (São Paulo, SP).

À direita, haiku autógrafo de Nempuku: "kuwa motte iyashi karazari haru no kaze (em tradução livre: Enxada nas mãos/ Não quer dizer vulgaridade—/ Vento de primavera)". Tinta chinesa (sumi) sobre cartão, 36cm x 6cm, sem data. Abaixo, no destaque, a assinatura de Nempuku.

Haicai de Nempuku
Assinatura de Nempuku

6 de maio de 2001