Arquivo do mês de julho de 2010

3º Concurso de Haicai “Masuda Goga”

11/07/2010

A Associação Cultural Nikkei Bungaku do Brasil, em parceria com o Grêmio Haicai Ipê, promove o 3º CONCURSO DE HAICAI “MASUDA GOGA”, aberto ao público em geral, com o objetivo de divulgar o haicai.

Masuda Goga (1911-2008) foi mestre de haicai em japonês e português. Jornalista, escritor e artista plástico, ajudou a fundar, em 1987, o Grêmio Haicai Ipê. Em 2004, recebeu o “Masaoka Shiki International Haiku Prize”, por seu esforço na divulgação do haicai no Brasil. Leia mais…

Poesia nipo-brasileira no Festival do Japão

11/07/2010

A Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil, entidade que divulga a produção literária da comunidade nipo-brasileira, mais uma vez se fará presente no Festival do Japão. Em seu estande, haverá exposição de tanka e haicais em língua japonesa, tanto os produzidos por seus associados radicados no Brasil, como aqueles escritos por grandes poetas do Japão, todos acompanhados de tradução para o português. Além da língua japonesa, o haicai em língua portuguesa também terá seu espaço, através dos trabalhos de autores brasileiros. Leia mais…

Segunda etapa do Concurso Nenpuku Sato

11/07/2010

O II Concurso Nacional de Haicai Nenpuku Sato (segunda etapa), promovido pelo JORNAL MEMAI selecionou 7 poemas dos mais de 100 concorrentes recebidos. Os vencedores terão seus poemas publicados no JORNAL MEMAI 03 e receberão, como prêmio de incentivo, livros da Estação Liberdade, Companhia das Letras, Annablume e Escrituras. Leia mais…