Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

Novos haicais de Joaquim Pedro Barbosa


Caderno dois
Joaquim Pedro Barbosa
Professor mineiro de geografia publica novos haicais.

Coletânea de haicais (51 haicais). Apresentação de André Luiz dos Santos. Contém nota bio-bibliográfica. Goiânia, Kelps, 2011. 64 páginas, 16cm x 14,5cm. ISBN 978-85-400-0156-5. Contato: haikimjp@gmail.com.

Da apresentação: “Caderno é o objeto sobre o qual caem as nossas primárias palavras escritas, como chuva ou vidro que se quebra, ou o coração… Em nosso tempo, de palavras deletáveis, um caderno de poesia é poético por si próprio. A palavra escrita no caderno tem mais tempo de vida, de se dizer. As palavras sentem saudade do caderno. O Joaquim escreve pra lembrar saudades. (…) Lendo os poemas de Joaquim Pedro recordamos que a natureza do cerrado é cheia de ideogramas que nos contam da noite, da aurora, do caminho, da lua, de outro mundo. Se a cidade nos divide, nos separa, as palavras desse caderno lembram que em qualquer tempo a poesia pode saltar de nossa alma para o mundo, transformá-lo, animar a triste pictografia de nossos dias. O Haicai estará em casa”.

Amostras:

música de Minas
em todo clube
em cada esquina

curto
o voo da pluma
vale a pena

viagem de trem
entre as estações
a primavera

sem pena
a língua grande
à boca pequena