Grêmio Haicai Sabiá lança antologia

Capa - Antologia Sabiá

Antologia de haicais e oficinas 2008
Benedita Silva de Azevedo (org.)

Grêmio Haicai Sabiá divulga resultados de oficinas de haicai em escolas da Baixada Fluminense. Livro também publica trabalhos de seus membros.

Antologia de haicais de oficinas realizadas em escolas fundamentais (70 autores e haicais) e haicais compostos pelo Grêmio Haicai Sabiá (4 autores, 20 haicais). Introdução de Benedita Azevedo e Apresentação de Teruko Oda. Contém notas bio-bibliográficas. HP Comunicação, Rio de Janeiro, 2008. 32 páginas, 14cm x 21cm. ISBN 978-85-7576-136-6. Contato: www.beneditaazevedo.com

Trecho da Apresentação: Há certas coisas que a gente só faz por amor. E esta antologia é a prova disso: um trabalho voluntário, sem remuneração, sem patrocínio, movido apenas pelo desejo de “despertar [os alunos] e aprimorar o interesse pela leitura e a escrita de textos breves”. O mundo dá voltas. Quantas vezes ouvimos essa frase? Dez, vinte, cem vezes? A verdade é que, hoje em dia, a sociedade está cada vez mais exigente em relação aos profissionais que buscam trabalho, mesmo na área da educação, onde “especializações” se tornaram necessárias. Já aposentada, a despeito das responsabilidades e dos desafios de ser professor, Benedita inicia uma nova semeadura onde ela é a própria semente. E se especializou em haicai, não sem muito esforço, dedicação e disciplina, viajando uma vez por mês, de Magé a São Paulo, em noites “dormidas” no ônibus, para aprender haicai nas reuniões do Grêmio Ipê e dar continuidade ao seu oficio (ou saudável vício?) de ensinar.

Amostras:

Brisa da manhã –
As flores dos quintais
perfumam a rua.

Benedita Azevedo

Elegante garça,
pousa lenta sobre a pedra –
Recanto do Anil.

Iraí Verdan

Nem flores nem folhas…
– Jardineiro desolado
ante o jardim seco.

Maria Madalena Fereira

Vestuário leve
de volta para o armário
no mês de maio.

Regina Célia de Andrade