Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

Alice Ruiz encabeça parceria em novo livro

capa - conversa de passarinhos
Conversa de passarinhos
Alice Ruiz S., Maria Valéria Rezende

Duas haicaístas e um ilustrador se reúnem para lançar livro de haicais sobre pássaros.

Coletânea de haicais (31 haicais de Alice Ruiz, 31 haicais de Maria Valéria Rezende). Ilustrações de Fê. Introdução de Alice Ruiz. Textos das orelhas por Alice Ruiz e Maria Valéria Rezende. Contém bio-bibliografias. Iluminuras, S.Paulo, 2008. 80 páginas, 16cm x 23cm. ISBN 978-85-7321-289-1.

Trecho da orelha: “Tudo, nesse livro, é surpresa pra mim. Primeiro, foi o haikai que eu já fazia desde a adolescência, bem antes de ouvir falar em haikai. Quando o conheci, aos 22 anos, senti que era um grande encontro na minha vida e comecei a estudar e traduzir essa forma que vem lá do outro lado do planeta e nos ensina a ver de outro jeito. A olhar para a natureza com a cabeça vazia, o coração aberto e a alma serena. Anos depois, para minha surpresa, eu que nunca quis ser professora, senti que precisava compartilhar meu aprendizado e passei a ensinar haikai. Faço isso desde 1990 e tenho hoje muitos amigos que surgiram nesses encontros poéticos. Surpresas para o coração. Foi assim que Maria Valéria surgiu para mim, em 2007, numa oficina que dei em João Pessoa. E que me pareceu, de imediato, ser alguém que sempre conheci, tal a afinidade espontânea que nos surpreeendeu. (…) E aí chega o Fê, faz essa linda leitura visual e compõe conosco com tanta harmonia que se transforma em parceiro, formando o trio necessário, assim como os três versos do haikai”.
Amostras:

pássaro sem nome
pergunta: quem é?
todos respondem

ARS

pavão abre a cauda
eu grito que lindo!
ninguém ouvindo

MVR

graça de árvore
suas flores se foram
vôo das garças

ARS

no lombo da vaca
pequena garça branca
pasta carrapatos

MVR