Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

As estações de Neide Portugal (volume 1)


Folha que cai
Neide Rocha Portugal

Coletânea de haicais (200 haicais). Prefácio de Kunio Ochiai. Posfácio da autora. Inclui bibliografia. Maringá, Massoni, 2013. 104 páginas, 16,5cm x 23,5cm. Coleção Estações Haicai, v.1. ISBN 978-85-8017-064-1.


Do prefácio: “Com a extrema sensibilidade da ‘haijin’ Neide Rocha Portugal, demonstrada nesta obra, tive a oportunidade de verificar com que facilidade ela consegue captar os minúsculos detalhes existentes na natureza, imperceptíveis a outras pessoas. Como sei que a poeta Neide gosta muito da cultura japonesa, tenho certeza de que, se houver uma oportunidade dela vivenciar o ‘aki’ japonês, irá se encantar com o que a natureza nipônica tem a oferecer, diferente do que acontece nos países tropicais. E assim, muitos livros de haicais, de memórias, de contos e de crônicas nós teremos o prazer de ler, apreciar e sentir sua imensurável sensibilidade poética e facilidade com que ela consegue transformá-la em palavras, grafar e nos brindar por mais algumas prazerosas leituras”.

Amostras:

Ah, tarde outonal!
Faz falta do lado esquerdo
a sombra do amigo

No antigo jardim
da senhora que se foi
ainda as camélias

Hora da quirera–
um tico-tico saltita
em meio às galinhas.

Trilha das hortênsias–
de olhar à esquerda e à direita
me perdi do grupo