Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

Livro infantil ilustra dia e noite com haicais


Dia Noite: haikais
Alonso Alvarez e Camila Jabur

Livro infantil (doze haicais de Alonso Alvarez e doze haicais de Camila Jabur). Ilustrações de Fê. Prefácio de Camila Jabur. Inclui notas biográficas. São Paulo, Iluminuras, 2013. 32 páginas, 21cm x 21cm. ISBN 978-85-7321-421-5.


Do prefácio: “O haikai nasceu no Japão. É uma poesia que escuta a natureza e nos ensina o desapego e a simplicidade. Desapego porque para escutar a natureza é preciso esvaziar, deixar nossos sentimentos e opiniões de lado, e simplicidade para podermos ver, simplesmente, aquilo que se mostra, tal como é, como a última flor que, de repente, se foi com o vento… O haikai é feito em três linhas e com no máximo 17 sílabas, com poucas palavras, mas certeiras, que a cada vez que lemos, trazem o instante vivo de volta. Para compreender o haikai é preciso kokoro, que em japonês quer dizer coração, mas um coração que é um sentir do corpo todo, um espírito aberto e livre, que as crianças conhecem muito bem”.

Amostras:

Fim do dia
a carroça do mendigo
só carrega flores
(Alonso Alvarez)

Casa na montanha
primeira luz acesa
apaga o dia
(Alonso Alvarez)

Meio-dia
nenhuma sombra
faz companhia
(Camila Jabur)

Portas batendo
correndo da chuva
o vento
(Camila Jabur)