Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

Haicaísta estreia aos noventa anos


Instantes
Jane Ribeiro

Coletânea de haicais (108 haicais). Prefácio de Pola Ribeiro. Posfácio de Carlos Verçosa. Contém o texto “O haikai”, de Oldegar Franco. Textos das orelhas de Zezéu Rbeiro e Gustavo Felicíssimo. Ilhéus, Mondrongo, 2013. 168 páginas, 14cm x 21cm. ISBN 978-85-65170-33-8.


Do posfácio: “Jane Ribeiro, para mim, foi um espanto. Surpreendi-me várias vezes: primeiro pela notícia de que a mãe de dois estimados amigos passou-se a dedicar-se à poesia quase aos noventa anos. Em seguida, a segunda surpresa: ela é autora de delicados haikais. Para culminar, a surpreendente revelação: ela é irmã de Oldegar Vieira, mestre haikaísta baiano, de quem, em vida, tive a honra de cultivar a amizade e o respeito, estimando-o como um irmão mais velho na poesia haikai. Do sábio parceiro de discussões e reflexões sobre a poesia e a prática do haikai, de que foi um dos pioneiros no Brasil, Jane Ribeiro assimilou sua melhor lição. Valorizou a sinceridade e deixou que os haikais viessem do coração. Ela acabou herdando o talento do irmão para uma escrita simples e de imagens sugestivas”.

Amostras:

Na tarde dormente
há nuvens incandescentes
hora do poeta

zumbindo as abelhas
cortejam rosas vermelhas
em ramos, caídas

gaivotas pesqueiras
nas águas do rio vermelho
mergulham certeiras

ao deitar-me sozinha
só o murmúrio das ondas
me faz companhia