Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

Primeiro livro de Carlos Viegas


Caminho do olhar
Carlos Viegas

Coletânea de haicais (100 haicais). Apresentação de José Marins. Revisão de Teruko Oda. Inclui bio-bibliografia. Notas da contracapa: A.A. de Assis e Rosa Clement. Curitiba, Araucária Cultural, 2014. 120 páginas, 11cm x 18cm. ISBN 978-85-66429-04-6. Contato: viegasc@uol.com.br.

Da apresentação: “O pequeno poema foi descoberto pelo autor na maturidade, já sendo médico e professor universitário. Sua escrita alcança a poética do haicai, faz poemas com vivências e acerto técnico, registra o detalhe do cenário natural, revisita a geografia de sua infância, capta no dia a dia momentos da flora e da fauna de Brasília. Percorre assim o caminho do haicai, disposto a ser aprendiz de poeta, buscando uma voz própria. Carlos Viegas escreve haicais como recomenda mestre Goga: com simplicidade e palavras cotidianas. Noto seu trabalho com o objeto poema, o zelo em propor com este um adequado efeito de linguagem. Oferece uma leitura, evocação de imagens, o diálogo do poeta com o mundo, o momento do sentido, a delicada compaixão pelo drama dos seres naturais e humanos”.

Amostras:

a praça deserta —
cobrem o velho coreto
os ipês floridos

chuva fininha —
sobre o velho mausoléu
hortênsia florida

entretido, vejo
o louva-a-deus avançar
sobre sua presa

fogueira em brasas —
os namorados juntinhos
atrás do coreto