Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

Nona antologia do Grêmio Caminho das Águas


Caminho das águas
Grêmio de Haicai “Caminho das Águas”

Antologia de haicais (219 haicais de 26 autores). Prefácio de Teruko Oda. Capa e ilustrações: Lu Brandimiller. Contém o texto “Homenagem” de Regina Alonso. Contém relação de kigos (termos de estação) empregados. Santos, Editora Vice Rei, 2014. 80 páginas, 15cm x 21cm. ISBN 978-85-64446-04-5.

Do prefácio: “O haicai se realiza (ou não se realiza), não pelo que o autor nos mostra mas pelo modo como ele nos mostra o acontecimento. Como o autor se coloca no poema? É o caminho para a realização plena do poema arte. Ao longo das páginas, como consequência do fazer coletivo, o leitor poderá apreciar as várias possibilidades de leitura sobre um mesmo tema. Alegria, encantamento, solidão, uma observação pontual, uma lembrança, súbita saudade, o ciclo da vida: sensações e emoções retratadas em rápidas pinceladas nos convidam para uma viagem interior. Uma viagem, tanto mais rica quanto maior a nossa experiência junto à natureza. E tenho certeza, em algum cantinho esquecido da nossa memória haveremos de nos encontrar, autores e leitores, para reviver momentos mágicos e celebrar a vida”.

Amostras:

Fim da chuvarada —
Navega pela sarjeta
barquinho de papel.
(Alfredo Brandimiller)

Quero um coração,
escolhe a criança na feira —
Pêssego maduro.
(Madô Martins)

Pose de modelo —
Na mureta do canal
garça imóvel.
(Neila Bittencourt)

corre o guri
sobre as pinguelas do mangue —
nas mãos, cata-vento.
(Regina Alonso)