Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

Haicais bilíngues de Franklin Magalhães

Capa - Just a Moment

Just a moment
Franklin Magalhães

Coletânea de haicais (102 haicais em versões nas línguas inglesa e portuguesa). Contém prefácio bilíngue. Contém nota bio-bibliográfica bilíngue. Charleston (EUA), CreateSpace, 2014, 112 páginas, 15cm x 15cm. ISBN 978-1502960788. Contato: franklin.magalhaes@gmail.com.

Do prefácio: “Resumidamente, o haicai é composto por 3 versos, com 5-7-5 sílabas métricas, sobre temas os mais diversos, principalmente relacionados com a natureza. Como a fotografia, é um instantâneo, um olhar discreto que nos apresenta determinados aspectos do continuum da vida, expondo-lhes a singularidade, a harmonia ou contraste intrínsecos. Apesar de exaustivamente conhecidos, os temas escolhidos surpreendem, uma vez que se apresentam através do filtro do artista, que extrai sua essência poética pelo exercício de uma acentuação perceptiva privilegiada, sintetizando-os em apenas 3 versos”.

Amostras:

Som de motoserra.
Foram-se os ninhos e cantos
dos bem-te-vis.

Ponto para o stress.
O gatinho fez cocô
bem no jardim zen.

Um cão me segue
pela rua deserta.
Fareja um amigo.

Chove no bonsai.
Caracóis se perpetuam
sem pressa alguma.