Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

Haicais do Grêmio Águas de Março

Capa - Gremio Haicai Aguas de Marco

II Antologia
Grêmio Haicai Águas de Março

Coletânea de haicais (85 haicais, onze autores). Apresentação de Guin Ga Eden. Contém notas bio-bibliográficas. Contém o texto “Considerações sobre o haicai”, de Benedita Azevedo. Contém glossário de termos haicaísticos, de Benedita Azevedo. São Vicente, Costelas Felinas, 2015, 72 páginas, 13cm x 19cm. Contato: Editora Costelas Felinas (cacbvv@gmail.com).

Da apresentação: “De uma origem secular, o haicai atingiu o seu formato atual, menor que uma trova: em duas frases sucintas, distribuídas por três linhas, o haicaísta expressa uma emoção pessoal, em duas ou três linhas, algumas vezes de fácil expressão e entendimento, mas só aparentemente fácil; nas simples e poucas linhas, revelando-se aos leitores mais observadores, múltiplos significados. Motiva-se, a esses, curiosos, as diversas interpretações, conforme as emoções que os envolvem em seu passado e presente. Isto é o que podemos acreditar e classificar como uma das múltiplas ferramentas nomeadas pela expressão de ‘transformadores do olhar'”.

Amostras:

Perfume suave —
O pé de manacá florido
à porta de casa.

Benedita Azevedo

No corte brilhante
das metades do caqui
afloram sementes…

Douglas Eden Brotto

Sol do meio dia —
O zigue-zague da libélula
bem perto do chão

Lourdes Fontes

Imóvel no pasto —
Parece que a coruja
pisca para mim.

Nelson Savioli