Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

Haicai: paixão de Iraí Verdan

Capa - Rocio

Rocio
Iraí Verdan

Coletânea de haicais (225 haicais). Apresentação de Guin Ga Eden. Inclui os textos “Introdução ao haicai”, de Teruko Oda, “O haicai no Brasil”, da autora, e “O haicai — História de uma paixão”, da autora. Inclui fotos de atividades literárias e reproduções de diplomas. Contém nota bio-bibliográfica. Rio de Janeiro, H.P. Comunicação, 2014, 96 páginas, 14cm x 21cm. ISBN 978-8575761618. Contato: evlinday2000@yahoo.com.br.

Da apresentação: “Iraí é uma das fundadoras do Grêmio Haicai Sabiá e membro participante ativa, desde a sua fundação, do Grêmio Haicai Águas de Março. Participou em vários concursos de haicais para crianças e adolescentes, como professora de oficinas, no âmbito do Projeto Haicai nas Escolas. Paralelamente, participou ativamente de outros eventos relativos ao haicai. Neles demonstrava uma permanente alegria e foi gratificada ao sentir o interesse, o entusiasmo de crianças, dos jovens e adultos em oficina independente. Ela compôs os haicais deste Rocio, plenos com sua delicadeza, em seu conciso estilo, a sua rigidez na métrica e o corte no ponto exato, separando a descrição de um ambiente com a conclusão — ou a abertura — do haicai. Um contraste entre os versos que retratam o ambiente — citadino, rural ou psicológico — e o último verso nos dá a faísca inerente ao haicai, a sua emoção.”.

Amostras:

O frescor da aragem…
No alpendre da varanda
o vaivém da rede.

No verão sem chuvas —
ahn, sobrevive o peixinho
na lama do rio…

Bola improvisada
com a laranja-da-bahia.
Ah… Brinca, menino!

Colheita de cana —
No chão a cana cortada
e os sonhos talvez.