Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

Dois livros em um de Silvia Rocha

Capa de Gestacao Haikai

Estação Haikai/ Gestação Haikai
Silvia Rocha

Reunião de duas coletâneas de haicais (total de 110 haicais). Apresentação da autora. Orelha de Júlia Rocha. Inclui nota bio-bibliográfica. Ilustrações de Júlia Rocha. São Paulo, É, 2015, 18cm x 18cm. ISBN 978-85-919434-0-1. Contato: e.seloeditora@gmail.com.

Da apresentação: “Conhecer os haikais foi um divisor de águas, tamanho o impacto que senti e os ecos e as reverberações que eles me causaram. Os haikais chegaram para mim por meio da biografia ‘Bashô: a lágrima do peixe’, de Paulo Leminski. E foram se revelando, envolvidos pelo zen, pelos ideogramas, pela caligrafia e pelos desenhos japoneses. O estudo, a leitura e a prática da escrita dos tercetos de origem japonesa ampliaram meu olhar e minha atenção para a natureza, para as estações do ano e para o meu entorno. Nesse percurso poético, frequentei o Grêmio Haicai lpê, no bairro da Liberdade, em São Paulo, participei dos Encontros Brasileiros de Haicai, no Centro Cultural São Paulo e passei a dar oficinas de haikai em escolas e centros culturais. Há inúmeros estilos e correntes para a senda poética. Nesta edição, compartilho meus haikais iniciais que acenam o começo do começo de um caminho de haikais”.

Amostras:

chuva de verão
trânsito no trânsito
chora coração

amor
amar
ah mar

flores de maio
no meu quintal lavado
gotas de orvalho

crescer dói
não crescer
destrói