Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

Os haicais de Rose Mendes

Capa de Nas ondas do haicai

Nas ondas do haicai
Rose Mendes

Coletânea de haicais (64 haicais). Apresentação de Alvaro Posselt. Fotos de Paty Ruas. Inclui bibliografia básica. Inclui nota biográfica. Jundiaí, In House, 2014, 15cm x 15cm. ISBN 978-85-7899-313-9. Contato: rosemarry.ilha@hotmail.com.

Da apresentação: “Para quem acompanha há tempos a viagem do haicai de Rose Mendes e acompanhou o processo de idealização deste livro, fica clara a sua influência pela prática do haicai tradicional, aquele semeado por Nempuku Sato. Em seus versos, a autora faz de cada poema uma trilha pelo caminho do instante (Tarde vai embora/ Canta um bem-te-vi/ na velha árvore). Na tônica de seus registros, as velhas lembranças, o flash que dispara e leva ao passado: (Outro setembro/ A lembrança do irmão/ fica mais viva). Na balada do aqui-agora, outro disparo lançado ao acaso: (Na ponta da folha/ pousa uma libélula/ e vai embora)”.

Amostras:

Pelas mãos do vento
flores de guapuruvu
entram pela sala

Depois do aguaceiro
brincam os passarinhos
na poça d’água

Dia de Finados —
Minha mãe acende velas
o vento apaga

Tarde gelada —
Um restinho de sol
na área da casa