Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

Haicais sonoros

Capa - Ouvir o silencio

Ouvir o Silêncio
Carlos Viegas

Coletânea de haicais (84 haicais). Apresentação de Sérgio Pichorim. Contracapa de José Marins. Contém nota bio-bibliográfica. Curitiba, Araucária Cultural, 2016, 108 páginas, 11cm x 18cm. ISBN 978-85-66429-11-4. Contato: viegasc01@gmail.com.

Da apresentação: “Este livro de haicais de Carlos Viegas explora o sentido da audição. Sons e silêncios preenchem as sensações e definem o momento do poeta (como kigô, ou termo que liga o haicai a uma estação do ano). O mestre Masuda Goga dizia que o haicaísta atento capta a instantaneidade, qual apertar o botão da câmera para obter a fotografia. Apesar de sermos seres com forte apelo visual, a leitura do livro de Viegas é um exercício de fecharmos os olhos e aguçarmos os ouvidos. Silenciar os barulhos da cidade e da mente, para achar os silêncios, os murmúrios e os farfalhares da natureza. O universo auditivo é explorado pelo autor em verbos (zunir, farfalhar, murmurar), adjetivos (emudecido, uivante) e com vários sujeitos (cascavel, corredeira, saracura, vento, grilos)”.

Amostras:

pausa nos arados
o som do riacho chega
junto com o almoço

tarde abafada —
com todas essas cigarras
não haverá sesta

súbito um suspiro
da moça silenciosa
estrela cadente

lapada de vento
pelo ermo do cerrado
o inverno avança