Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

Ensaios e haicais

Capa - A paisagem la fora

A Paisagem Lá Fora
José Lira

Ensaios entremeados de haicais (335 haicais). Capa e ilustrações: Pedro Maynard. Contém nota bio-bibliográfica. Recife, Crossing Borders, 2015, 194 páginas, 15cm x 21cm. ISBN 978-85-415-0652-6. Contato: jlirabr@yahoo.com.br.

Do texto das orelhas: “Um haicai comum é bom exatamente por não querer dizer nada além do que diz e por não pretender ser ‘poesia pura’, não buscar ‘achados’ ou ‘epifanias’, não almejar o status de altas literaturas, não instigar o leitor a se perder em reflexões e teorizações ou a buscar sentidos extraordinários, mas tão somente convidá-lo a perceber o seu contexto e saborear a sua dicção. Um haicai, se por um lado não é prosaico, por outro não busca a fugidia beleza e sim a verdade objetiva, privilegiando o mundo real em nossa volta e não as contradições e as emoções humanas. Com uma abordagem textual inédita no Brasil, reunindo características de um gênero próprio, o ‘zuihitsu’, também oriundo da literatura japonesa, este livro contém 335 haicais do autor, incluindo as traduções de alguns haicaístas clássicos e modernos”.

Amostras:

Muro em ruína:
E inexplicavelmente
Uma açucena

Luar no pátio:
Alguém fuçando o lixo
Cata comida

Portão de ferro:
Uma aranha esmagada
Na dobradiça

Um galo canta
Pela terceira vez:
Manhã nublada