Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

Antologia do Grêmio Sabiá

Capa - Gremio Haicai Sabia

Grêmio Haicai Sabiá
Benedita Azevedo (org.)

Antologia de haicais e tankas (247 haicais e 27 tankas, dez autores). Prefácio de Teruko Oda. Contém o texto introdutório “Tanka” de Benedita Azevedo. Contém notas bio-bibliográficas. Praia do Anil, Costelas Felinas, 2016, 90 páginas, 13,5cm x 19,5cm. Contato: Editora Costelas Felinas (cacbvv@gmail.com).

Do Prefácio: “Mantendo o caráter de composição coletiva, como na origem, mas apresentados agora sob nova dinâmica, temos aqui o resultado de mais um ano de atividades do Grêmio Haicai Sabiá: antologia de haicais compostos em encontros virtuais, acrescida de nova modalidade poética, o tanka. Flores, frutas, festas, pássaros, insetos, a lua, o vento — detalhes de nossa rica natureza formam belas imagens em rápidas pinceladas. Alguns poemas se apresentam mais alinhados aos ensinamentos dos mestres; outros mais livres ou abrasileiados. Mas, em todos, a simplicidade das descrições quase tolas, capazes de tocar o coração das pessoas”.

Amostras:

Aragem do mar —
No cabelo da menina
breve esvoaçar.
(Benedita Azevedo)

Noite de Natal —
Minha mãe tira da Bíblia
um velho cartão.
(Carlos Martins)

Bom banho de sol.
Sentada no seu jardim,
vovó faz tricô.
(Mardilê Fabre)

Neste dia quente
Só a rede preguiçosa
E as mexericas!
  A moleza permanece
  Mas a sede, vai embora!
(Clara Sznifer)