Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

Antologia reúne 29 haicaístas no ano do Centenário

capa - Haicais ao Sol
II Antologia 2008 Haicais ao Sol
Débora Novaes de Castro (org.)
29 poetas expõe as diversas tendências do haicai brasileiro na segunda antologia da série Haicais ao Sol.

Antologia de haicais (29 autores, 236 haicais). Texto de orelha pela organizadora. Contém artigos de Paulo Franchetti, Antonio Seixas e Edson Kenji Iura. Contém fotos e bio-bibliografias. Vipwork, São Paulo, 2008. 120 páginas, 14cm x 21cm. ISBN 978-85-60287-02-4.

Trecho da orelha: “A II ANTOLOGIA-2008 Haicais ao Sol se faz realidade! Na abertura: 1. Ensaio de Paulo Franchetti: ‘Um novo haicai: o tradicional’; 2. Dois artigos de Antonio Seixas: ‘Primo Vieira, Sacerdote e Haicaista’ e ‘Corrêa da Silva e o Haicai Maranhense’. 3. Artigo de Edson Kenji Iura: ‘Mestre Goga’. Nesta publicação, 29 haicaístas de 12 cidades e de 6 Estados brasileiros, brindando seus leitores com primorosos e laureados haicais. Está em festa a comunidade nipo­brasileira, especialmente neste ana em que se comemoram os 100 Anos da imigração Japonesa no Brasil – 1908/2008. Em memória, reproduzimos páginas de autores que se foram, participantes da I ANTOLOGIA-1995 Haicais ao Sol. A eles, a nossa homenagem e eterna saudade. Nos haicais que se seguem, nossa homenagem aos haicaístas desta coletanea e de todo o mundo”.
Amostras:

a cobra coral
felina seu mal declina
o soro é o aval
Débora Novaes de Castro
Desafia o inverno
e brinca de primavera
o ipê amarelo.
J.B.Donadon Leal
Resumo
Palavras, antes esquecê-las,
lambendo todo o sal do mar
numa única pedra.
Olga Savary
Vento de primavera —
Chegam do bosque em repouso
notícias de flores.
Teruko Oda