Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

Carol Ribeiro estreia em livro

capa - Outras Nuvens
Outras Nuvens
Carol Ribeiro
Poeta, haicaísta e produtora de TV, Carol Ribeiro harmoniza forma tradicional com a herança leminskiana.

Coletânea de haicais (80 haicais). Apresentação de Eunice Arruda. Posfácios da autora: “Haicai é um caminho” e “Haicai para todos”. Contém nota biográfica. Auana Editora, São Paulo, 2009. 112 páginas, 15cm x 15cm. ISBN 978-85-61631-03-1. Contato: guapu@trattoria.com.

Trecho da apresentação: “Esta fotografia escrita – o haicai – é uma forma de poesia oriunda do Japão. Aparentemente simples. Composta de apenas três linhas, com 5, 7 e 5 sílabas cada uma. E pede ao autor fidelidade: à natureza, às estações do ano. Pede, talvez, o mesmo olhar que permanece admirando as cerejeiras, o Monte Fuji e os outros templos. Um olhar discreto e verdadeiro. Que aceita a impermanência. Nuvens desenhando outras nuvens. Outras nuvens é o título do livro de Carol Ribeiro. Logo sentimos o ar rarefeito. O vento suave vergando os bambus (…). De forma sutil – quase imperceptível – o haicai pede a superação do que chamamos ego. Os nós que nos impedem de abrir a porta e observar: depois da chuva / o musgo do tronco / é mais verde. Independentemente de ter como resultado um texto poético, o exercício desta escrita pressupõe um caminho. Aquele – o outro – que acrescenta. Desmancha o que cerca. Desmancha a cerca. É quando sentimos então o amparo das nuvens. Nuvens desenhando outras nuvens”.

Amostras:

dia de chuva —
o sapo cantador
se sente em casa
fim de turno
os trabalhadores caminham
com passos rápidos
sol de ano novo
e o tempo esculpindo
rugas na pele
sem inspiração
os dias passam
eu não