Novo jornal destaca o haicai

Já está circulando o JORNAL MEMAI – Letras e Artes Japonesas, primeiro jornal de literatura e cultura japonesa no Brasil. O jornal em versão impressa tem 16 páginas e tem periodicidade trimestral. No endereço www.jornalmemai.com.br é possível ter acesso às edições do periódico. MEMAI significa vertigem em língua japonesa. Remete à experiência de atração pela cultura japonesa, pela qual já passaram muitos artistas e intelectuais do ocidente, de Van Gogh a Paulo Leminski. Esta vertigem é tema constante do jornal.

Paulo Leminski, retratado na seção Perfil da Edição 01, era fascinado pelas artes orientais. Faixa preta de judô, escreveu haicais à sua moda, traduziu livros do prêmio Nobel Yukio Mishima, escreveu artigos sobre arte e filosofia japonesa e uma pequena biografia sobre o mestre de haicai Matsuo Bashô.

A edição 01 traz também uma entrevista com Fernanda Takai, vocalista da banda de música pop Pato Fu. A cantora revela seu lado japonês, os trabalhos realizados no Japão e o encontro com Maki Nomiya, vocalista da banda japonesa Pizzicato Five, que teve grande influência sobre o Pato Fu.

No artigo Pimenta com asas libélulas sem, o poeta José Marins apresenta os cinco estilos de haicai praticados no Paraná.

Ainda com relação ao haicai, o JORNAL MEMAI patrocina o CONCURSO DE HAICAI NENPUKU SATO, com quatro edições previstas para o ano de 2010. A primeira edição do concurso aceita inscrições até 30/01/2010. Clique aqui para maiores detalhes.

O JORNAL MEMAI adota como padrinho o artista Claudio Seto, publicando a tira de estréia do personagem Chibi Seto. O personagem, criado pelo caricaturista Guillherme Match, em 2008, terá espaço regular no jornal a partir desta edição. Seto, falecido em novembro de 2008, foi o introdutor do mangá (quadrinhos japoneses) no Brasil, artista plástico, escritor, jornalista e divulgador de várias artes japonesas.

O JORNAL MEMAI tem como editoras Marilia Kubota e Mylle Silva e colaboradores fixos Célio Yano e Danilo Hatori, todos jornalistas e a professora de japonês Lina Saheki, articulista da coluna Isshin Denshin (filosofia zen). O projeto gráfico e editoração eletrônica do jornal é assinado por Diogo Saito Takeuchi. A edição 01 conta ainda com a colaboração de Sandra Hiromoto, Suzana Inokuchi, José Marins e Ignácio Dotto Neto.

ONDE ENCONTRAR O JORNAL
Centro Cultural Tomodachi
Rua Jaime Reis, 28 – Largo da Ordem
Curitiba, PR
Telefone: (41) 3022-3477
Email: contato@jornalmemai.com.br
Assinaturas: 4 edições (Brasil) a R$ 25,00. Pedidos por email ou por telefone.