Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

Grêmio de Santos lança 8ª antologia


8ª Antologia
Grêmio de Haicai Caminho das Águas
15 anos em atividade comemorados com antologia de haicais de seus participantes.

Antologia de haicais (19 autores, 232 haicais). Apresentação de Eunice Arruda. Capa e ilustrações de Renato Di Renzo. Edições Costelas Felinas, São Vicente, 2010. 100 páginas, capa dura, 12,5cm x 19cm. Contato: cacbvv@gmail.com.

Da apresentação: “Há o mar e as ondas do mar. Há pessoas rápidas andando sobre as ondas. E um vento suave desenhando as nuvens. Mas, há também um destino a ser escrito quando, todo mês, o grupo ‘Caminho das Águas’ se reúne numa sala do SESC em Santos. As amplas janelas. deixam visualizar as árvores, as flores e um pedaço de céu. E neste roteiro lúdico há um caminho a ser trilhado. O das águas, o da expansão, que logo se transforma em rigor, seriedade. Com um empenho dedicado e constante, desde a sua fundação em 1995, este grupo segue sempre com o objetivo de produzir e divulgar o haicai: aspecto sutil da cultura japonesa. E chega agora a sua oitava Antologia. […] Assim, a cidade de Santos que recebeu os primeiros imigrantes japoneses em 1908, devolve, entre tantos outros, este legado: o haicai. Um caminho que acrescenta e modifica. O caminho das águas”.

Amostras:

Sob a marquise
Cobertores solidários–
Os mendigos dormem.
(Clara Sznifer)
Na beira do rio
Lavadeiras e crianças–
Bolhas de sabão.
(Fernando Martins Braga)
Na praça o cheirinho
E as lembranças da infância–
Flores de mangueira.
(Mahelen Madureira)
Na deserta chácara
Gafanhotos devoram
Verduras viçosas.
(Maria Regina da Silva)