Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

Terceiro livro individual de Sergio Pichorim


Luar de Abril
Sérgio Francisco Pichorim
Professor de eletrônica na UTFPR segue o estilo clássico.

Coletânea (110 haicais). Contracapa de José Marins. Inclui nota bio-bibliográfica. Posfácio de Rosa Clement. Curitiba, 2011. Araucária Cultural, 120p, 11cm x 18cm. Contato: pichorim@utfpr.edu.br.

Do Posfácio: “No livro de Pichorim encontramos haicais com temas variados, alguns contendo termos guaranis, regionais, e nomes de flores, homenagens a certas datas, em especial o Dia da Árvore, sendo protagonista a árvore símbolo da cidade natal do autor, a araucária. O leitor pode até nem conhecer esses termos, mas basta ler a nota do fim do livro para inteirar-se de seu significado e assim permitir que o todo passe a devida sensação. […] Além das estações primavera, verão, outono e inverno, em que os haicais estão classificados, encontramos haicais sobre uma via-crúcis, “primavera espiritual”, segundo o autor. […] Nos haicais, o autor mescla os sofrimentos da via-crúcis vividos por Cristo, com situações captadas pelo poeta durante a procissão, fazendo analogias com um senso de observação afinado. […] Sérgio Pichorim é um poeta veterano na arte do haicai, tendo diversos trabalhos publicados. Seu livro “Luar de Abril”, com sua singela coleção de haicais contribui com uma leitura amena nas noites de qualquer das estações. “.

Amostras:

Corticeiras floridas.
Os garis na praça
estão camuflados.
Grilo insistente.
Parece que a minha cama
está no jardim.
Geada no campo.
O casal de quero-queros
permanece imóvel.
No braço da cruz
a crisálida suspensa.
Eis a esperança.