Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

Antologia Caminho das Águas


Sol nascente sol poente
Grêmio de Haicai Caminho das Águas
Grêmio de Santos homenageia centenário de mestre de haicai

Antologia (80 haicais, 29 autores). Apresentação de Regina Alonso. Inclui os haicais vencedores do V Concurso Nacional de Haicai. Costelas Felinas, São Vicente, 2011. 32 páginas, 14cm x 19,5cm.

Da apresentação: “Do País do Sol Nascente H. Masuda Goga emigra para o Brasil. Artista plástico, poeta, jornalista, espalha pela nossa terra as sementes do poema de Bashô. É um dos fundadores do Grêmio Haicai Ipê e do Grupo de Renku Caleidoscópio, em São Paulo. Seu livro ‘O Haicai no Brasil’ inicia-nos na história e na prática do poema, assim como ‘Natureza – Berço do haicai, kigologia e antologia’, sempre nas mãos dos haijin, como se fosse uma cartilha. Da garoa paulistana para o calor de Santos (…) desce a serra, e participa de reuniões do Caminho das Águas. Apenas alguns encontros e para sempre, a marca de sua presença, ouvindo às vezes, em japonês na voz da sobrinha Teruko Oda, nossos haicais escritos em português. Benevolência para ensinar e para render-se à criação do outro, após entender o significado de uma palavra desconhecida. (…) Final de ano. Encontro e troca de presentes. Entre eles, um barco de madeira que vai e vem nas mãos enrugadas… o Mestre sorri… Velho menino, ou menino velho?”

Amostras

Dia ensolarado–
Borboletas brancas
Bailam no ar.
Eli Almeida

Alto da serra–
Névoa vai se espalhando
Pelo povoado.
Fernando Martins Braga

Final de tarde
Ondas… ondas balançam
A jangada no mar.
Maria Regina da Silva

Quase serenata–
Na escuridão da noite
O cantar das rãs.
Sônia Adarias Soares Bruno