Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

Antologia Sabiá


III antologia de haicai
Benedita Silva de Azevedo (org)
Grêmio da Baixada Fluminense reúne trabalhos e homenageia haicaístas.

Antologia (157 haicais, 22 autores). Apresentação de José Marins. Inclui notas bio-bibliográficas e notícias. Inclui homenagem a Masuda Goga e Alberto Murata. HP Comunicação, Rio de Janeiro, 2011. 24 páginas, 14cm x 21cm. ISBN 978-85-7576-165-6. Contato: benedita_azevedo@yahoo.com.br.

Da introdução: “Primeiro o sabiá é um pássaro. Em seguida, o sabiá é palavra poética, termo que lembra primavera, canto mavioso nas madrugadas, flauta-doce nas tardes do Brasil. Torna-se haicai em três versos onde pousa seus pés de ave-poema. Depois, o sabiá volta a ser um sabiá? Que nada! Vira grêmio de haicaístas, reuniões de aprendizado, vai para as escolas servir de acalanto no sorriso das crianças, o Grêmio Haicai Sabiá. Antes de ser grêmio e animação poética nos aprendizes do haicai, esse sabiá foi livro. Lembro bem, editei-o com carinho, o Canto de sabiá, em 2006. Lá se vão cinco anos. Um canto que se multiplicou em outros livros, e até outro grêmio dele nasceu, o Águas de Março. Gosto de ser parceiro de Benedita Azevedo por causa disso: tudo que ela toca floresce. Quando menos se espera o sabiá volta.

A estrela cadente
rápido desaparece–
Escrevo um haicai.
Benedita Azevedo

Miséria que une.
Um casaco para dois
No gueto gelado.
Demétro Sena

Lápides enfeitadas
Com flores e oferendas.
Dia de Finados.
Iraí Verdan

Na salada verde
Um gostinho meio ardido…
Folhas de agrião.
Maria Madalena Ferreira