Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

Haicais de Gustavo Felicíssimo


Outros silêncios
Gustavo Felicíssimo
Autor radicado em Ilhéus compila obra inspirada pelo estudo do haicai.

Coletânea de haicais, senryus, renga e haibuns (total de 132 estrofes). Nota do autor, contracapa de Carlos Verçosa e orelha de Edson Kenji Iura. “Renga do Rio Cachoeira” em co-autoria com George Pellegrini. Contém bio-bibliografia. Ed. Mondrongo, Ilhéus, 2011. 88 páginas, 14cm x 21cm. ISBN 978-85-65170-00-0.

Da Nota do Autor: “Teorizar demais sobre a poesia que nos foi legada pelo povo japonês é ao mesmo tempo perdê-la, sendo suficiente dizer que a ela, em momentos de leitura contemplativa ou de criação, devemos nos amalgamar como se acompanhássemos naturalmente o fluir do tempo, o curso de um rio que se transforma em algo diverso quando encontra o mar. Assim também são essas formas breves quando buscamos capturar um instante, uma ação, e representá-la com palavras. Novos Silêncios, como o entendo, é a reunião daquilo que de melhor consegui produzir nos primeiros dez anos em que estive dedicado ao haikai e outras formas oriundas da literatura japonesa. Período repleto de descobertas, buscas e de refinamento da minha sensibilidade, passou a influenciar diretamente o trabalho que desenvolvo em outros campos literários, os quais estão definitivamente marcados pelo poder da síntese, pela linguagem ao nível da fala comum e por um olhar mais atento, mais terno, talvez, para as manifestações da natureza e a tudo que nos escapa à compreensão”.

Amostras:

folhas ao vento
são como libélulas–
lume pro haikai

ardendo em desejos
se inflama a gatinha em chamas–
ásperos gracejos

lemos mal o mundo–
temos sempre a impressão
de um sofrer profundo

sobre o meu haikai
a sombra de um gavião–
velho samurai