Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

Livro a seis mãos é dedicado aos animais


Estação dos Bichos
Alice Ruiz e Camila Jabur
Autoras mais o ilustrador Fê celebram seu amor pelos bichos através de haicais.

Coletânea de haicais (68 haicais). Ilustrações de Fê. Introdução de Alice Ruiz, orelha de Edith Derdyk. Bio-bibliografias. Ed. Iluminuras, São Paulo, 2011. 64 páginas, 16cm x 23cm. ISBN 978-85-7321-361-4.

Da introdução: “[…] Importa muito mais que cada haikai possua haimi, ou seja, sabor de haikai. E esse sabor, sim, deve ser único e intransferível. Para conseguir isso, o ideal é nos trabalharmos interiormente. Não basta aprender a técnica. É preciso desenvolver atitudes de integração com a natureza. E com o todo. Nos sentirmos parte do todo. Atitudes de simplicidade. De coragem. De liberdade. De contemplação. De amor. Mas não o amor de quem quer possuir, transformar ou domesticar. E sim o amor que aceita e se dá ao objeto amado tal qual ele é. Sentimento que as crianças conhecem bem. E alguns adultos não esqueceram. Foi esse amor, aqui pelos bichos, que Camila e eu compartilhamos, que nos levou a juntar os haikais que tínhamos feito para eles e apresentá-los em forma de livro. Não há uma estação específica para eles. Só o comportamento deles é que muda a cada estação. Em alguns haikais ficará claro, quando esse momento foi registrado, em outros, as leitoras e leitores poderão concluir por si mesmos. Mas, além da primavera, verão, outono e inverno, os bichos agora têm uma nova estação. Esse livro, onde seu jeito de ser e estar acontece em todas as estações”.

Amostras

sanhaço encolhido
pedacinho de céu no galho
escondido do frio
(Camila Jabur)

restos de perfume
da noite anterior
para a abelha sou flor
(Alice Ruiz)

trinados, cacarejos
farfalhar de folhas
outros silêncios
(Alice Ruiz)

cores do poente
desenhando telhados
um gato preto
(Camila Jabur)