Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

Geólogo maranhense homenageia capital potiguar


400 haikais para Natal
João de Deus Souto Filho

Coletânea de haicais (400 haicais). Prefácio do autor. Inclui nota bio-bibliográfica. All Print Editora, São Paulo, 2011. 224 páginas, 10cm x 14cm. ISBN 978-85-411-0002-1.

Do prefácio: “Esta obra foi concebida originalmente para homenagear a cidade de Natal, no ano comemorativo dos seus 400 anos. O projeto dormiu. Passados dez anos, retomei-o com ânimo e vigor. Entrego agora, para apreciação dos leitores, este pequeno presente dedicado aos filhos dessa terra potiguar: um baú de palavras contendo 400 haikais que traduzem um pouco da sua história, que buscam mostrar alguns instantâneos do seu cotidiano, que retratam em frágeis fragmentos os costumes da terra, que procuram perenizar, através do verso rápido, o esplendor da natureza na terra de Poti. Por que haikai? Eu diria que por mero capricho do poeta. Por opção de alguém que não tem competência para elaborar um catálogo fotográfico de Natal. Daí a opção pelo haikai, uma forma poética caracterizada pela brevidade, algo como um fragmento de tempo capturado pelo olhar do poeta”.

Reis Magos
Nossa história
Ligada aos presentes
Dados ao Senhor.

Poti
Quando o guerreiro
Acordar do seu sno secular,
O chaõ vai tremer.

Cascudo (I)
Pequena pérola
Dessa terra d’além mar,
Gigante ao sol.

Praia do Meio
Recifes em linha,
Muralhas verde-musgo
Emoldurando o mar.