15º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil
Formulário de Inscrição

Imprimir em papel A4 e tirar tantas cópias quantas forem necessárias.
Este formulário deve ser preenchido pelo(a) professor(a), em letra bem legível.
Inscrições com dados ilegíveis serão desclassificadas


Nome do(a) aluno(a):

______________________________________________________________


Ano/ Série: ________     (   ) Fundamental   (   ) Médio      Idade: ________      Sexo:  (   ) Masc.   (   ) Fem.


Nome do(a) professor(a):

______________________________________________________________


Escola: favor informar, no espaço abaixo, nome da escola, endereço completo, CEP, cidade, estado, telefone, fax e email; pode ser o carimbo da escola, desde que os dados estejam bem legíveis.
Atenção: se este campo não estiver preenchido, o(a) aluno(a) será desclassificado(a).

DECLARO, sob as penas da LEI, que o poema inscrito é de minha autoria.

____________________________________
Assinatura do(a) aluno(a)

____________________________________
Assinatura do pai ou responsável


PLÁGIO É CRIME PREVISTO EM LEI


Algumas dicas para os alunos

O tema deste concurso será OUTONO.

No Brasil o Outono começa no dia 21 de março e termina no dia 20 de junho.

É a época em que o dia vai ficando cada vez mais curto e a noite cada vez mais longa. No início do inverno temos a noite mais longa do ano.

Há muita coisa interessante acontecendo ao nosso redor durante o outono: as mudanças no clima, nas folhas das árvores, suas nuances amarelas e vermelhas; outras mais envelhecidas em tons de marrom e cinza; durante o dia o céu de um azul profundo e com poucas nuvens; à noite, o céu estrelado e brilhante; as manhãs suaves e o entardecer mais ameno em que o céu se cobre de um vermelho vibrante na região aonde o sol vai se pondo; as noites de lua cheia, a estrela cadente, a cerração, os ventos mais constantes, o relâmpago, o orvalho. A colheita de algodão, trigo, de milho e de arroz nos campos onde pássaros fazem festa; os frutos amadurecidos que caem dos galhos. Sanhaços, periquitos, maritacas, araras, o azulão, a gralha-azul alegram as manhãs e as tardes com seu alarido. Andorinhas que chegaram durante a primavera partem, em grupos, deixando no céu um rastro de nostalgia.

Libélulas, grilos, gafanhotos, a maria-catinga, o louva-a-deus são vistos com maior frequência; insetos cantam nas moitas e cantos escuros.

Observe como eles se comportam e registre, rapidamente, as emoções e ou as sensações desse momento sem pensar se o texto vai ficar bom ou não. Apenas escreva.

Busque inspiração também nas frutas da época: caqui, abacate, goiaba, mexerica, poncã, fruta-do-conde, pinha, pinhão, tamarindo, uva.

Nas flores: paineiras, quaresmeiras, manacás, os pequenos beijinhos, cravos, orquídeas, crisântemos. Festas também são bons assuntos para haicai: Quaresma, malhação de Judas, o Dia da Paixão, a Páscoa, os ovos de chocolate, o Dia das Mães, o Dia do Trabalho, eventos típicos de cada região onde os alunos moram e estudam.


Boa sorte a todos.