Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil

11º Concurso Brasileiro de
Haicai Infanto-juvenil (2012)


Prazo encerrado em 06/07/2012


O Grêmio Haicai Ipê, o mais tradicional grupo de estudos e prática de haicai no Brasil, promove o 11º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil com o intuito de incentivar e difundir a prática do haicai entre as crianças brasileiras.


Quem pode participar

Alunos do Ensino Fundamental ou Médio, com idade inferior a 15 anos.

  • Categoria Infantil: alunos com idade máxima de 10 anos, 11 meses e 29 dias, completados até o dia 06 de julho de 2012.
  • Categoria juvenil: alunos com idade máxima de 14 anos, 11 meses e 29 dias, completados até o dia 06 de julho de 2012.


Condições para participação

  • Cada participante poderá concorrer com apenas um trabalho, inédito e de sua própria autoria.
  • Tire tantas cópias quantas necessárias do formulário de inscrição e utilize o verso da folha para escrever o haicai e fazer a ilustração.
  • Trabalhos que vierem com o formulário grampeado serão excluídos, pois dificultam o manuseio por parte dos avaliadores.
  • Não serão aceitos os trabalhos apresentados sem a assinatura do participante e do responsável (pode ser o professor ou a professora).


Tema

O tema deste ano será "Da minha janela..."

Crianças e jovens, fechados em seu próprio ciberespaço, tendo por companhia as inovações tecnológicas ditas de última geração (videogame, smartphone, tablet, MP3 e amigos virtuais), estão cada vez mais perdendo o contato com a natureza e o mundo real. O tema tem por objetivo despertar o seu olhar, trazê-lo de volta à realidade palpável que nos rodeia.


Instruções

  • Oriente seus alunos a observarem, atentamente, os acontecimentos, ocorrências e fenômenos que podem ser vivenciados no decorrer das estações do ano.
  • Incentive-os a registrarem essa experiência, de imediato, em três linhas de aproximadamente 17 sílabas no total.


Sugestão de estratégia para sensibilização dos alunos

Roda de conversa e atividade (prática) de observação

Da minha janela ouço...

  • O canto do pássaro? Que pássaro é? Sabe o nome?
  • O canto do inseto? É uma cigarra? Um grilo? É o coaxar de um sapo?
  • É o ruído do vento? Da chuva? Do bambuzal? Sons de Carnaval, de festa junina, fogos de Ano Novo? Outros... qual? Que sensação desperta? Alguma emoção ou sentimento: alegria, tristeza, saudade, outros?

Da minha janela sinto...

  • Frio? Calor? Vento de inverno? Brisa morna de primavera? Sinto o perfume das flores? Que flores? Aroma? Doce? Agradável? Desagradável? Traz lembranças? Quais?

Da minha janela vejo...

  • Árvore florida? Que flor? Que cores? Pequena? Grande? Montanhas, serras, rios, o sol, a lua, estrelas? A chuva? O céu claro, o céu escuro, os raios, o trovão? Pássaros, insetos? Pessoas: como se vestem? Casacos, roupas de praia? Outros? Essa visão lembra outras, ou outros dias, outros tempos? Quando?

A janela não precisa ser da própria casa. Há janelas na escola, nos carros, ônibus, trem. Há janelas na casa do amigo, da avó, dos tios. Há muitas janelas no nosso caminho. São inúmeras as ocasiões para presenciar e vivenciar momentos únicos e especiais.


Encerramento do Concurso (prazo)

  • O concurso encerrar-se-á no dia 06 DE JULHO DE 2012, valendo como prova de cumprimento de prazo, o carimbo dos Correios. Atenção: é uma sexta-feira!


Para onde enviar

  • 11º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil
    A/C Teruko Oda
    Estrada de Santana, 1659 - Caucaia do Alto
    Cotia, SP
    06723-100


Premiação

1. Visando estimular a participação de maior número de alunos, serão conferidos certificados (diplomas) aos autores dos 20 melhores trabalhos e seus respectivos professores, em cada categoria.

2. O número de trabalhos selecionados como Menção Honrosa, se houver, também fica ampliado para 20 em cada categoria, mantendo-se aos alunos e seus professores, o direito ao recebimento do respectivo diploma de participação.

3. Durante o Encontro Brasileiro de Haicai, realização anual do Grêmio Haicai Ipê, a critério da comissão organizadora do concurso, poderão ser oferecidos mimos aos alunos classificados, presentes ao evento, e seus respectivos professores.

4. O relatório final e a relação dos classificados estarão disponíveis para consulta a partir do dia 20 de agosto de 2012 no site www.kakinet.com/concurso/.

4.1. A relação dos classificados será enviada somente aos professores que tiverem alunos classificados e que tenham fornecido um endereço eletrônico válido.

5. A partir desta edição, fica extinta a cerimônia de premiação em São Paulo. Os certificados serão enviados aos classificados, pelos Correios, em carta registrada, para o endereço das respectivas escolas (ou outro constante da ficha de inscrição), no prazo máximo de 60 (sessenta) dias após a divulgação dos resultados pela internet.

5.1. É de total responsabilidade dos professores o fornecimento dos dados (corretos e completos) que possibilitem a entrega dos mesmos pelos funcionários dos Correios.


Comissão julgadora

  • Os poemas serão avaliados por uma comissão formada por membros do Grêmio Haicai Ipê, tendo como coordenadora a professora Teruko Oda.


IMPORTANTE

  • Os trabalhos devem ser recolhidos e enviados pelas escolas. Não serão aceitas inscrições individuais remetidas pelos alunos.
  • Escolas que enviarem mais de um trabalho por aluno serão desclassificadas.
  • Favor informar, com clareza, o endereço eletrônico (e-mail) da escola ou do(a) professor(a) responsável para agilizar os contatos e a troca de informações, quando necessários.


Informações


Formulário de Inscrição

  • Abra o formulário de inscrição
  • Imprima em papel sulfite branco tamanho A4
  • Se achar mais econômico, imprima apenas um original e tire tantas cópias xerox quantas forem necessárias. Não é necessário imprimir colorido.
  • Uma dica para agilizar o preenchimento da ficha de inscrição: preencha uma ficha com todos os dados fixos (nome, endereço e outros dados da escola, nome do professor), deixando em branco os dados variáveis(nome do(a) aluno(a), idade, série, etc).
  • Tire cópias xerox dessa ficha parcialmente preenchida e entregue-a ao aluno para completar com o seu haicai e respectiva ilustração.
  • Complete a ficha com os dados do aluno antes de enviar para o concurso.


Veja também: O que é haicai


10º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2011)
9º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2010)
8º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2009)
7º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2008)
6º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2007)
5º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2006)
4º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2005)
3º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2004)
2º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2003)
1º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2002)



Página atualizada em 14 de outubro de 2012