Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil

14º Concurso Brasileiro de
Haicai Infanto-juvenil (2014/2015)

Concurso encerrado. Resultados aqui.

O Grêmio Haicai Ipê, o mais tradicional grupo de estudos e prática de haicai no Brasil, promove o 14º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil com o intuito de incentivar e difundir a prática do haicai entre as crianças brasileiras.


Quem pode participar

Alunos do Ensino Fundamental ou Médio, com idade inferior a 18 anos, conforme categorias abaixo:

  • Categoria Infantil: alunos com idade máxima de 10 anos, 11 meses e 29 dias, completados até o dia 03 de julho de 2015.
  • Categoria juvenil I: alunos de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, completados até o dia 03 de julho de 2015.
  • Categoria juvenil II: alunos de 15 a 17 anos, 11 meses e 29 dias, completados até o dia 03 de julho de 2015.
  • Categoria especial: alunos com deficiência, sem limite de idade.


Condições para participação

  • Cada participante poderá concorrer com apenas um trabalho, inédito e de sua própria autoria.
  • Tire tantas cópias quantas necessárias do formulário de inscrição e utilize o verso da folha para escrever o haicai e fazer a ilustração.
  • Trabalhos que vierem com o formulário grampeado serão excluídos, pois dificultam o manuseio por parte dos avaliadores.
  • Não serão aceitos os trabalhos apresentados sem a assinatura do participante e do responsável (pode ser o professor ou a professora).


Tema

O tema deste ano será PRIMAVERA.

A PRIMAVERA brasileira, período correspondente aos meses de setembro a novembro, é uma das mais belas estações do ano. Nas ruas, praças, avenidas, parques, estradas e mesmo nos pequenos quintais ou áreas de lazer dos grandes edifícios, árvores ornamentais exibem sua exuberante florada.

Arbustos, plantinhas de vaso, trepadeiras, ervas rasteiras, e mesmo o matinho da calçada chamam a nossa atenção com suas cores, formas e perfume. Abelhas, borboletas e pássaros chegam de todos os lados atraídos pelo néctar que os alimenta.

Com a chegada das primeiras chuvas, bosques, gramados e canteiros ganham novos tons de verde. Nos campos ressecados pela longa estiagem, é tempo de plantio. Lavradores alegres, cantando, assoviando e preparando a terra são visões de um novo ciclo que se inicia. Pássaros retornam com seus cantos, gorjeios e trinados. Observe como eles se comportam.

Rios, mares, o clima, a lua, estrelas, o céu, as nuvens, o vento: em tudo a mudança é muito perceptível. Tente viver um momento especial por meio do tato, da audição, visão, olfato, sinta a brisa no rosto, o perfume do matinho, a sensação de andar na chuva, de ouvir o vento, etc., e registre, rapidamente, as emoções e ou as sensações desse momento sem pensar se o texto vai ficar bom ou não. Apenas escreva. Busque inspiração também no vestuário das pessoas, nas festas típicas, nos folguedos como a bolha de sabão, a pipa ou o piquenique.


Instruções

  • Oriente seus alunos a escolher um acontecimento marcante ocorrido durante esse período.
  • Ajude-os com dicas que os levem a recuperar as sensações ou emoções desse momento.
  • Incentive-os a registrar essa experiência em três linhas de aproximadamente 17 sílabas no total.
  • Corrija eventuais erros de ortografia e gramática.


Sugestão de estratégia para sensibilização dos alunos

  • Roda de conversa: reúna os alunos em ambiente descontraído e incentive-os a contar sobre suas experiências.
  • Tente extrair dessas narrativas detalhes, emoções, sensações ou sentimentos que possam ser definidos como "‘marcantes"’.
  • Ajude-os a escolher ‘"o mais marcante"’ como assunto de seu poema.
  • Oriente os alunos que têm dificuldade para compor textos curtos, a desenhar, primeiro, a cena que chamou a sua atenção.
  • A partir do desenho (ou ilustração), oriente-os na escolha do tema ou detalhe sobre o qual quer escrever e na distribuição dos versos. Corrija os erros de português, se for o caso.


Encerramento do Concurso (prazo)

O concurso encerrar-se-á no dia 03 DE JULHO DE 2015, valendo como prova de cumprimento de prazo, o carimbo dos Correios.


Para onde enviar

  • 14º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil
    A/C Teruko Oda
    Estrada de Santana, 1659 - Caucaia do Alto
    06723-100 - Cotia, SP


Diplomas e Certificados

1. Serão conferidos certificados (diplomas) aos autores dos 20 (vinte) melhores trabalhos e seus respectivos professores, nas categorias infantil e juvenil I.

2. Na categoria juvenil II, considerando-se menor numero de participantes, serão conferidos certificados aos autores dos 10 (dez) melhores trabalhos e seus respectivos professores.

3. Nessas categorias, a critério da Comissão Julgadora, poderão ser conferidos certificados aos trabalhos selecionados como Menção Honrosa, limitados a um máximo de 10 trabalhos por categoria. Fica mantido o direito ao recebimento do certificado de participação aos respectivos professores.

4. Na categoria especial serão conferidos certificados (diplomas) aos autores dos melhores trabalhos, tantos quantos aprovados pela comissão julgadora.

5. O relatório final e a relação dos classificados estarão disponíveis para consulta a partir do dia 24 de agosto de 2015 no site www.kakinet.com/concurso.

6. A relação dos classificados será enviada por e-mail somente aos professores que tiverem alunos classificados e que tenham fornecido um endereço eletrônico válido.

7. Os certificados serão enviados aos classificados, pelos Correios, em carta registrada, para o endereço das respectivas escolas (ou outro constante da ficha de inscrição), no prazo máximo de 60 (sessenta) dias após a divulgação dos resultados pela internet.

8. É de total responsabilidade dos professores o fornecimento dos dados (corretos e completos) que possibilitem a entrega dos mesmos pelos funcionários dos Correios.


Comissão julgadora

Os poemas serão avaliados por uma comissão formada por membros do Grêmio Haicai Ipê, tendo como coordenadora a professora Teruko Oda. (teruko.oda@uol.com.br).


IMPORTANTE

  • Os trabalhos devem ser recolhidos e enviados pelas escolas. Não serão aceitas inscrições individuais remetidas pelos alunos.
  • Escolas que enviarem mais de um trabalho por aluno serão desclassificadas.
  • Favor informar, com clareza, o endereço eletrônico (e-mail) da escola ou do(a) professor(a) responsável para agilizar os contatos e a troca de informações, quando necessários.


Informações


Formulário de Inscrição

  • Abra o formulário de inscrição
  • Imprima em papel sulfite branco tamanho A4
  • Se achar mais econômico, imprima apenas um original e tire tantas cópias quantas necessárias. Não é necessário imprimir colorido.
  • Uma dica para agilizar o preenchimento da ficha de inscrição: preencha uma ficha com todos os dados fixos (nome, endereço e outros dados da escola, nome do professor), deixando em branco os dados variáveis (nome do(a) aluno(a), idade, série, etc).
  • Tire cópias xerox dessa ficha parcialmente preenchida e entregue-a ao aluno para completar com o seu haicai e respectiva ilustração.
  • Complete a ficha e confira os dados do aluno antes de enviar para o concurso.
  • Atenção: Inscrições com dados ilegíveis serão desclassificadas.


Veja também: O que é haicai


13º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2014)
12º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2013)
11º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2012)
10º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2011)
9º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2010)
8º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2009)
7º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2008)
6º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2007)
5º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2006)
4º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2005)
3º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2004)
2º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2003)
1º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2002)



20 de agosto de 2015