Caqui: revista brasileira de haicai

CAQUI · Empório · Teia · Graffiti · Notícias · Fórum · Correio · Busca

Encontro Brasileiro de Haicai

O que é o
Encontro
Brasileiro
de Haicai
XXVI Encontro
XXV Encontro
XXIV Encontro
XXIII Encontro
XXII Encontro
XXI Encontro
XX Encontro
XIX Encontro
XVIII Encontro
XVII Encontro
XVI Encontro
XV Encontro
XIV Encontro
XIII Encontro
XII Encontro
XI Encontro
X Encontro
IX Encontro
VIII Encontro
VII Encontro
VI Encontro
V Encontro
IV Encontro
III Encontro
II Encontro
I Encontro


19o Encontro Brasileiro de Haicai

19o Encontro Brasileiro de Haicai

Início | Os Haicais | As Fotos


6 de outubro de 2007
Colégio Santo Agostinho
Praça Santo Agostinho, 79
São Paulo, Brasil

 encontro@kakinet.com

Mais uma vez, o Auditório Santa Mônica do Colégio Santo Agostinho em São Paulo foi palco para a realização do Encontro Brasileiro de Haicai, uma grande confraternização de admiradores e praticantes do haicai, pequeno poema originário do Japão, caracterizado por fotografar em palavras um instante da realidade.

O evento consistiu de palestras e venda de livros relacionados a haicai. Além disso, foi promovido o Grande Desafio, concurso em que os presentes deveriam compor um haicai com base num tema divulgado na hora. Foi também efetuada a entrega dos prêmios do 6o Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil, iniciativa do Grêmio Haicai Ipê voltada à difusão do haicai entre os estudantes do Ensino Fundamental.

A primeira palestra foi proferida no período da manhã por Edson Kenji Iura, membro do Grêmio Haicai Ipê. Seu título foi "Mundanismo e transcendência no haicai de Bashô". Através da apresentação de alguns haicais do japonês Matsuo Bashô (1644-1694), considerado o maior mestre do gênero, foi mostrado como essa poesia se insere num complexo contexto literário, filosófico e religioso, ainda que se mantenha firmemente ancorado ao cotidiano mais trivial.

A segunda palestra, intitulada "Mangá, Super-heróis e a Cultura Pop Japonesa", foi proferida no período da tarde por Alexandre Nagado, quadrinista, ilustrador e pesquisador, autor do livro "Almanaque da Cultura Pop Japonesa". Foi oferecida uma perspectiva histórica sobre a chamada cultura pop japonesa, tendo sido apresentadas várias curiosidades sobre o tema.

Uma equipe de ex-alunos de Alexandre Nagado, pertencentes à ONG Constelação, permaneceu durante todo o evento realizando caricaturas dos presentes, divertindo a todos.

O Encontro Brasileiro de Haicai foi promovido pelo Grêmio Haicai Ipê.

Primeira
página

Retornar ao Caqui

Enviar esta página
para um amigo

Início da
página

Retornar ao início da página