X-From_: haikai-l-owner@unicamp.br Sun Apr 25 21:30:56 1999 Return-Path: X-Authentication-Warning: obelix.unicamp.br: petidomo set sender to haikai-l-owner@unicamp.br using -f Date: Sun, 25 Apr 1999 21:26:40 -0300 To: HAIKAI-L From: KakiNet Subject: [HAIKAI-L] Re: história da lista Reply-To: haikai-l@unicamp.br Sender: haikai-l-owner@unicamp.br Amigos da haikai-l: Com este fasciculo, encerramos a serie "historia da lista", feita de encomenda para nossos confrades Celso Pestana, Joao Angelo Salvadori e Ricardo Silvestrin (e outros que tenham ingressado aqui durante 1998). Procuramos rastrear as discussoes mais interessantes e relevantes da haikai-l nos anos precedentes, apontando os questionamentos e inquietações que ainda hoje balizam nosso "caminho do haicai" em versao cibernetica. Interrompemos a serie por aqui, alem do mais, também para fugir 'a sensacao de deja-vu por ler mensagens cada vez mais recentes e de fresca memoria... Para terminar esta serie, uma mensagem de Douglas Eden Brotto e outra de Ignacio Dotto Neto, ambas trazendo listas de regras para o haicai. Um abraco. -------------------------------------------------------------- >Date: Thu, 10 Jul 1997 09:24:32 -0300 >Sender: haikai-l@cesar.unicamp.br >From: "Douglas Eden Brotto" >Subject: 20 sugestoes para o haicai > > > >> As sugestoes abaixo sao de David Coomler, >> > um dos mais polemicos haijins do grupo de >> > Matsuyama , atraves da Shiki list . >> > >> > Defensor do haicai tradicional , propos ateh >> > dividi-lo em modalidades , assinalando com >> > um T os que seguem as antigas regras . >> > >> > Angaria com igual facilidade adeptos e adver- >> > sarios para suas propostas , debatendo longa >> > e incansavelmente suas posicoes . No auge >> > de uma delas , foi-lhe textualmente pergunta- > do se nao tinha educacao , tamanha a enfase e >> paixao que colocou em seus argumentos : > "... you don't have education , David ...? " >> > >> > Prefiro denominar de sugestoes os vinte pa- >> > droes -- standards -- , como ele os chama, >> esperando tornar assim esses verdadeiros >> "mandamentos" mais assimilaveis a nosso >> anarquico paladar : "don't try , do not use , > do not be ...", "mandamentos interditorios , > em sua quase totalidade . Mas sao validos . > > 1.Nao tente ser ou parecer inteligente nem > espirituoso , nos haicais. > > 2.Nao use muitas palavras , senao o poema > perderah em nitidez . > > 3.Nao use poucas palavras , senao ficarah > obscuro . > > 4.Nao seja escravo da metrica , mas tente > usar 17 silabas ou menos . > > 5.Nao faca filosofia -- nenhum processo de > pensamento logico pode ser exibido. > > 5.Nao compare uma coisa com outra. > > 6.Nao fale de qualquer coisa ou fato como se > eles tivessem um significado maior do que > realmente tem . > > 7.Nao tente causar surpresa ou impressionar > com uma frase de efeito ( punchline ) . > > 8.Nao deixe de usar palavras de uso comum, > necessarias ao bom entendimento do haicai. > > 9.Nao pregue religiao, crencas, moral ou etica. > > 10.Nao use rimas finais nem internas nos versos. > > 11.Nao use efeitos sonoros pela repeticao de > determinados sons . > > 12.Nao compile nem use listas de termos de es- > tacao ( kigoh ) ,mas tente sempre indicar a > estacao do ano em que criou-se o haicai , > mencionando-a , ou de forma indireta , > sugerindo-a com clareza . > > 13.Evite colocar seu "ego"no haicai ; evite o > uso de "eu", "me" e "meu" . > > 14.Leia haicais classicos e observe os que cau- > sam efeito poetico , os que nao causam , e > aprenda de ambos . > > 15.Evite assuntos inapropriados para o haicai, > como romance ,sexo ,catastrofes ,crimes ,etc. > Haicai eh expressao de coisas simples com > palavras simples . > > 16.Nao deh caracteristicas humanas para obje- > tos inanimados ( ou fenomenos da natureza ) > ou para outras criaturas vivas . > > 17.O haicai deve transmitir sensacoes genuinas, > sem produzir efeitos calculados . > > 18.O haicai deve versar sobre a natureza , nao > sobre abstracoes . > > 19.Nao caia no equivoco de pensar que poemas > insolitos ou experimentais sejam haicais ,ape- > por terem sua metrica ou disposicao dos ver- > sos semelhantes as do haicai . > > > Coomler , sabiamente , pondera que os padroes > acima sao para serem usados como instrumental > para orientacao , e nao como regras indispensa- > veis , de carater absoluto . > Alerta, porem , que o bom artista deve co- > nhecer as regras de sua arte antes de resolver > usa-las ou quebra-las,para nao ser apenas "naif". > > Seria interessante discutirmos os topicos referen- > tes ao kigoh , ao "ego"e a antropomorfizacao , > ou outra (s) qualquer (es) , em outra ocasiao . > > douglas eden . ------------------------------------------------------------ >Date: Wed, 6 Aug 1997 13:19:50 -0300 >Sender: haikai-l@cesar.unicamp.br >From: Ignacio Dotto Neto >Subject: Algumas dicas de J. W. Hacket > >Haikai-leiros, > >Estou enviando algumas dicas de Hacket, publicadas em >"Haiku in English", de Henderson. > >Abracao, > >ignacio > >_________________________________________________________ >algumas sugestões de j. w. hacket (eua) > >1. a vida é a fonte da experiência do haikai. observe, portanto, o >momento presente. > >2. lembre-se que haikai é poesia da vida quotidiana, e que a >trivialidade é o seu território. > >3. contemple atentamente os objetos naturais... maravilhas não vistas se >revelarão por si mesmas. > >4. identifique (até impregnar-se) com seu objeto, qualquer que ele seja: >"That art Thou.". > >5. reflita solitariamente e em quietude sobre suas observações da >natureza. > >6. não abandone a peculiaridade (suchness) das coisas -- a natureza deve >ser refletida apenas como ela é. > >7. expresse sua experiência em uma sintaxe natural à língua inglesa. não >escreva tudo na forma japonesa 5-7-5, uma vez que isto geralmente >origina artíficios de enchimento. > >8. tente escrever em 3 linhas, usando aproximadamente 17 sílabas. > >9. use apenas linguagem comum. > >10. sugira, mas certifique-se que está dando o suficiente para o leitor, >pois o haikai que confunde, falha. > >11. quando possível, refira-se às estações uma vez que elas ampliam a >dimensão do poema. lembre-se que as estações podem estar implícitas nos >objetos e modificadores do poema. > >12. nunca utilise alusões obscuras: haikai é intuitivo, não intelectual. > >13. não menospreze o humor , porém evite a graça gratuita. > >14. Rima e outros artifícios poéticos não devem ser tão óbvios que >depreciam o conteúdo. > >15. vitalidade (lifefullness), não beleza, é a verdadeira qualidade do >haikai. > >16. nunca sacrifique a clareza da tua intuição pelo artifício: a escolha >das palavras deve ser guiada pelo sentido. > >17. leia cada verso em voz alta, para que artifícios desapercebidos >sejam efetivamente ouvidos. > >18. tenha em mente a recomendação de Thoreau: "simplify, simplify, >simplify!" > >20. detenha-se em cada verso até que ele transmita exatamente o que você >quer expressar. > >21. lembre-se da advertência de R. H. Blyth segundo a qual o haikai é um >dedo apontando para a lua, e se a mão está adornada com jóias, nós não >veremos para onde ela aponta. > > ---------------- Edson Kenji Iura http://www.kakinet.com mailto:kakinet@mandic.com.br ---------------------