Voltar à página inicial

Netiqueta

Pode-se dizer que a a Netiqueta, ou etiqueta da internet, tem como base o documento RFC 1855, "Netiquette Guidelines", publicado em 1995 mas ainda válido nos dias atuais. Alguns dos pontos desse documento, adaptados às peculiaridades da haikai-l, encontram-se resumidos nas diretrizes abaixo. Para uma consulta ao texto integral do RFC 1855, leia a tradução para o português ou o original em inglês. Há também um livro em português sobre netiqueta, embora já esteja um pouco datado. É "Net.com.classe", de Claudia Matarazzo, 1999, Melhoramentos, 96 páginas, ISBN 85-06-03131-1.

Leia com atenção as diretrizes abaixo.

  1. Permaneça durante algum tempo sem escrever, familiarizando-se com o modo de funcionamento da lista e com os assuntos tratados. Quando sentir-se pronto, sugerimos que envie, como primeira mensagem, uma auto-apresentação, indicando nome, profissão, o porquê de seu interesse no haicai e, se possível, algum haicai de sua autoria.
  2. Mantenha-se sempre dentro do tema da lista, que é o haicai. Todas as mensagens devem ter alguma relação com o haicai. Leia esta mensagem.
  3. É proibido enviar para a lista correntes, pirâmides e outras correspondências do gênero. Incluem-se aí alertas contra vírus (sempre são falsos), mensagens de ajuda a crianças doentes (voce já checou pessoalmente?) e lendas urbanas como, por exemplo, histórias macabras sobre pessoas que acordaram numa banheira cheia de gelo e sem os dois rins. Idem para mensagens de auto-ajuda, gotas de sabedoria, piadas e tudo o que a mente humana puder inventar um dia. É proibido também enviar mensagens de teste. Saiba mais sobre lendas urbanas ou vírus sociais.
  4. É proibida a inclusão da haikai-l em uma lista de endereços para envio de e-mail padronizado, mais conhecida como "mala-direta". "Mala-direta" é uma maneira de enviar conteudo padronizado a uma lista de endereços sem consideração com os interesses de cada destinatário. A haikai-l é um grupo de pessoas com interesse no haicai. "Mala-direta" também é um eufemismo para "spam". O que é spam?
  5. Qualquer tipo de mensagem não relacionada com o haicai, mas considerada de interesse público, deve ser encaminhada primeiramente para o Administrador, que decidirá por sua pertinência.
    • Anúncios de atualização de sítio ("site") são aceitáveis, desde que personalizados e refiram-se à atualização de material relacionado a haicai.
    • Anúncios de concursos literários são aceitáveis, desde que personalizados e citem explicitamente o haicai.
    • Anúncios comerciais são aceitáveis se forem discretos e os produtos e serviços anunciados forem convincentes em provar sua utilidade e vinculação aos interesses da comunidade de haicai.
  6. Ao responder ou comentar uma mensagem, use de preferência a função "responder" (em inglês, reply). Ao fazer isso, será gerada uma mensagem endereçada para a haikai-l, contendo todo o texto da mensagem a comentar/responder. Preserve apenas os parágrafos que deseja comentar, apague o resto e então escreva os seus comentários. Mas nunca edite ou modifique as frases de outra pessoa. Vai "pegar mal" se ficar evidente que você editou o texto de terceiros, e os demais especularem sobre qual foi a sua intenção com isso.
  7. Como regra geral, não mude o "assunto/subject" da mensagem, se estiver respondendo ou comentando a mensagem de alguém. Mas se sua mensagem é original, não se aproveite da mensagem de outra pessoa apenas para "carona". Neste caso, crie o seu próprio "assunto". Em resumo: para responder ou comentar, use o botão "Responder/Reply". E para escrever uma nova mensagem, clique o botão "Nova mensagem/Create mail" e preencha os campos "Para:/To:" e "Assunto/Subject". Nunca deixe o "assunto" em branco. Pense numa frase ou palavra que tenha relação com o conteúdo. O endereço da lista é haikai-l@yahoogrupos.com.br.
  8. Procure sempre acrescentar conteúdo, ou, para usar uma expressão da moda, agregar valor. Nunca responda a uma mensagem apenas para dizer "legal", "concordo", "adorei", "valeu" e outras expressões de mero entusiasmo. Se não tiver muito o que dizer, ao menos escreva um haicai.
  9. Saiba separar o que é útil para a lista do que é correspondencia particular. Pense sempre na lista como uma comunidade. Não use a lista para enviar recados pessoais. Se precisar se comunicar com um assinante, escreva diretamente ao seu endereço de e-mail. Se não conseguir descobri-lo, peça ajuda ao Administrador.
  10. É proibido discutir em termos pessoais. É proibido ofender. É proibido promover ódio ou intriga. É proibido expressar ou sugerir qualquer tipo de preconceito de raça, credo ou gênero. É proibido dirigir-se aos outros usando ironia. Leia esta mensagem.
  11. A lista não aceita formatação de texto. Use as seguintes convenções: _sublinhado_ e *negrito*. Tampouco tente enfeitar seu texto com imagens de fundo ou musiquinha: tudo isso será removido.
  12. NÃO ESCREVA EM MAIÚSCULAS, POIS ISTO SIGNIFICA QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO.
  13. A lista não aceita arquivos anexados. A maneira certa de proceder é indicar um link (http://www....) para o material em questão.
  14. Sempre assine suas mensagens, incluindo também o seu endereço de e-mail.
  15. Se tiver vários haicais para enviar em um mesmo dia, agrupe-os em uma única mensagem, a não ser que tenha boas razões para fazê-lo de maneira diferente.
  16. É prudente revisar a mensagem antes de enviá-la, para corrigir erros de ortografia.
Dúvidas: Fale com o administrador

Página atualizada em 07/04/2006.

Página inicial | Modo de usar | Netiqueta | História da Lista | Fale com o Administrador