Voltar à página inicial

A tecnologia e o haicai

Como é possível que uma forma tão veneravelmente antiga possa encontrar sua melhor expressão no mais atual e avançado meio de comunicação da era contemporânea? Pois é o que acontece com o haicai em relação à internet. Por contraditório que possa parecer, como veículo tradicional de comunhão entre o homem e a natureza, quem sabe o haicai não traduza a fórmula mágica para evitar a desumanização pela máquina? Foi isso que me chamou a atenção neste texto, publicado pela antiga coluna Netvox, de Maria Ercilia, na Folha de S.Paulo de 10/09/1996. Trata-se da tradução parcial de outro texto, de autoria incerta, muito difundido na net. O texto publicado no jornal tinha apenas cinco itens. Posteriormente, procurei traduzir mais alguns de um total de 30 ou mais (dependendo da versão).

A tecnologia tomou conta da sua vida quando:
  1. Você nunca vê um filme inteiro no cinema sem que algum aparelhinho no seu corpo toque ou apite.
  2. Você precisa preencher um formulário a máquina mas não consegue, porque só tem computador.
  3. Você encara as máquinas como "amigas", mas esquece de dar parabéns ao seu pai no aniversário dele.
  4. Você desdenha de pessoas que não têm banda larga.
  5. Você sabe que "banda larga" não tem nada a ver com o traseiro da gostosa do momento.
  6. Em uma loja de informática, ao escutar a conversa de um vendedor com um cliente, você se intromete para corrigi-lo e gasta os próximos vinte minutos respondendo às questões do cliente, enquanto o vendedor fica em silêncio, assentindo com a cabeça.
  7. Você usa a frase "compressão digital" em uma conversa sem pensar em como estas palavras soam estranhas ao saírem de sua boca.
  8. Você constantemente se encontra com pessoas às quais pronuncia a frase "compressão digital". Todas entendem o que você quer dizer e você não se surpreende nem se desaponta por não precisar explicar.
  9. Você conhece de cor o e-mail do Bill Gates mas precisa conferir o seu RG.
  10. Você pára de falar "número de telefone" e passa a dizer "número de voz", pois todos sabemos que a maioria das linhas telefônicas em qualquer residência estão conectadas a algum tipo de aparelho que fala com outros tipos de aparelhos.
  11. Você assina seus cartões de natal colocando um :-) ao lado do seu nome.
  12. De cabeça, você consegue citar dezenove combinações de teclas muito mais criativas que :-).
  13. Você faz back-up de seus dados diariamente.
  14. Você já não acha mais graça acha em piadas sobre pessoas que não conseguem programar o vídeo-cassete.
  15. Dificilmente você imagina que um CD possa servir também para tocar música.
  16. Você prefere ter algo que faça mais pontos por polegada do que quilômetros por litro.
  17. Você tem um jogo de mini-chaves-de-fenda e sempre sabe onde está guardado.
  18. Enquanto pessoas normais trocam histórias sobre suas recentes cirurgias de hérnia, você discute com um garoto de nove anos sua tendinite causada pelo uso do mouse.
  19. Você está tão por dentro de tecnologia que se sente seguro o suficiente para dizer "eu não sei" quando alguém lhe faz uma pergunta sobre o assunto, ao invés de pensar em enrolar uma resposta.
  20. Você faz rodízio de salva-telas com mais freqüência do que dos pneus de seu carro.
  21. Você tem em casa uma multi-funcional que escaneia, imprime e copia com perfeição, mas todas as torradeiras elétricas que você compra transformam seu pão em carvão.
  22. Você terminou amizades por causa de diferenças irreconciliáveis sobre o que é melhor em um laptop: o track-pad ou o track-ball.
  23. Você enviou este texto por email para seus amigos na net. Você nunca circularia para mostrá-lo pessoalmente e nem mesmo pensaria em lê-lo ao telefone. Na verdade, você provavelmente nunca encontrou essa gente cara a cara.
  24. Você entendeu as piadas acima. Sugerimos que você vá para baixo de uma árvore e tente escrever um haicai. E não use o laptop.
A propósito, não uso laptop. Escrevo meus haicais em um Palm Tungsten E, um computador de mão.

Página inicial | Modo de usar | Netiqueta | História da Lista | Fale com o Administrador