Caqui: revista brasileira de haicai

CAQUI · Fórum · Correio · Busca



Comunidades de Haicai

Grêmios | Grupos de Discussão | Imprensa



Grêmios de Haicai


São associações de caráter formal ou informal que promovem o estudo e a prática coletiva do haicai através de reuniões periódicas entre seus membros.



Grêmio Haicai Ipê


Localizado em São Paulo, SP, o primeiro e mais tradicional grêmio de haicai em língua portuguesa do Brasil, fundado em 1987.



Grêmio Haicai Águas de Março


Fundado em 2008 na cidade do Rio de Janeiro, RJ, é o primeiro grêmio carioca de haicai.



Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais


Fundado em 2006 em Irati, PR, reúne professores, alunos e membros da comunidade em nove municípios pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Irati.



Grêmio Haicai Sabiá


Localizado em Magé, RJ, cidade às margens da baía da Guanabara, este grupo foi fundado em 2006 por Benedita Azevedo.



Grêmio Haicai Manacá


Fundado em 2005, o grêmio de Curitiba, PR, promove o estudo e a prática do haicai na cidade de Paulo Leminski e Helena Kolody.



Grêmio de Haicai Caminho das Águas


Localizado em Santos, SP, este grêmio foi fundado em 1995. Mantém reuniões mensais no SESC de Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136).



Grêmio Sumaúma de Haicai


Fundado em 2000 na cidade de Manaus. É o primeiro grêmio de haicai da Amazônia.



Grêmio Haicai Araucária


Voltado ao ensino de haicai entre jovens, surgiu em 1997 na cidade de Bandeirantes, PR, onde mantém reuniões mensais.



Grupos de Discussão


São associações virtuais onde se postam mensagens que são lidas e discutidas por todo o grupo. Podem ser abertas (Fóruns eletrônicos ou grupos de notícias, onde qualquer um pode postar e ler mensagens) ou fechadas (listas de discussão, que requerem inscrição prévia).



Haikai-L


O primeiro e mais tradicional grupo de discussão de haicai em língua portuguesa no mundo, fundado em 1996, para troca de notícias, artigos e haicais. Para conhecer e ingressar, visite a página da
Haikai-L.



Haicai-sama


Lista de discussão ligada ao Grêmio Sumaúma de Haicai. É necessário se inscrever. Enviar mensagem em branco para haicai-sama-subscribe@yahoogroups.com. Uma vez inscrito, o assinante pode configurar o recebimento de mensagens individuais via e-mail, recebimento apenas de resumos diários ou leitura e postagem apenas pela web (sem e-mail).



WHC Portuguese


Lista de discussão ligada ao World Haiku Club, da Inglaterra. As mensagens devem ser bilínguües, escritas em inglês e português. Para se inscrever, enviar mensagem em branco para WHCportuguese-subscribe@yahoogroups.com e siga as instruções recebidas.



Orkut


A popularidade da rede de relacionamentos Orkut chegou ao haicai.
Veja aqui uma relação razoavelmente atualizada sobre as comunidades de haicai e temas relacionados do Orkut.



Imprensa


A publicação na imprensa é uma das formas mais tradicionais de divulgação dos autores de haicais.

O semanário Jornal Nippo-Brasil tem, em seu suplemento cultural, uma página especializada em haicai denominada Haicai Brasileiro, que publica a cada duas semanas haicais enviados pelos leitores sobre temas pré-estipulados. Esta página veicula ainda haicais clássicos e artigos.

Na região de Campinas, SP, o jornal mensal Jornal Nikkey publica uma coluna de haicai sob a responsabilidade de Paulo Franchetti. Esta coluna traz artigos e haicais dos leitores.

21 de setembro de 2008

Primeira
página

Retornar ao Caqui

Enviar esta página
para um amigo

Início da
página

Retornar ao início da página