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O QUE É HAICAI

Antologia Japonesa
Antologia Brasileira

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DIÁLOGO
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O CONTEÚDO
DO HAICAI

Como ficou expresso na introdução, definiremos o haicai conforme o ponto de vista do Grêmio Haicai Ipê, que estuda o haicai enquanto forma poética adaptada à lingua portuguesa, embora conservando características da sua tradição de origem.


POESIA DA NATUREZA

O haicai sempre nasce de uma cena ou objeto natural. Mesmo nos instantes em que cita assuntos humanos, isto se dá através de uma grande reviravolta filosófica, em que o homem não é mais considerado o centro do universo, ou uma entidade separada da natureza, como é habitualmente colocado pela cultura ocidental.

Em verdade, o homem é parte integrante da natureza, submisso a ela, e assim passível de se transformar em assunto de haicai. É assim que pensa o haicaísta (poeta de haicai).

Tradicionalmente, a menção à natureza é feita através de um termo- de- estação, mais conhecido pela palavra japonesa kigo. Pode-se questionar a validade das quatro estações no Brasil, mas é inegável a existência de um ciclo anual, ao qual os vegetais e os animais se moldam, e dentro do qual o homem organiza suas atividades, mesmo que este ciclo não possa ser caracterizado como uma sucessão de quatro estações à maneira européia. Entendido de uma maneira ampla, o kigo é a palavra ou expressão associada a uma entidade natural, capaz de disparar associações afetivas a partir de uma cena concreta, de maneira muito econômica.

Por outro lado, a idéia de estação está profundamente plantada entre os brasileiros de todas as latitudes, como herdeiros da cultura ocidental, basicamente européia e de clima temperado. Como parte desta herança, reconhecemos o caráter simbólico tradicionalmente atribuído a cada estação:

  • Primavera: alegria, renovação, amor, flores, juventude;
  • Verão: vivacidade, liberdade, calor, maturidade;
  • Outono: melancolia, decadência, nostalgia, colheita, senectude;
  • Inverno: tranqüilidade, reclusão, morte, repouso, frio.


Pequena borboleta
Enfeitando meus cabelos
Por um momento.

Clície Pontes

O chofer de táxi
Meu pai, também, nos dias quentes,
Assobiava assim.

Paulo Franchetti

Das noites juninas
de outrora, anciãs agora,
estão as meninas.

Cyro Armando Catta Preta

A pedra atirada ...
Fundo lago de outono
desmorona o céu.

Francisco Handa



borboleta

kigo de primavera

dia quente

kigo de verão

noite junina, festa junina

kigo de inverno

lago de outono

kigo de outono



POESIA DO PRESENTE

O haicai sempre exprime um momento vivenciado no presente. Sendo baseado na natureza, obrigatoriamente fala de coisas concretas, com existência física. E ao falar do presente através de coisas concretas, necessariamente alude à temporalidade, ao provisório e ao efêmero, marcas do mundo terreno. Em outras palavras, o haicai é um veículo para a expressão da transitoriedade, e esta é evidenciada através do uso dos termos-de-estação ou kigos. Signos de um mundo em constante mutação, os kigos se sucedem ao longo do ciclo anual, representando a própria imagem da transitoriedade.

Ao exprimir um momento do presente, baseado na realidade física, o haicai se aproxima da fotografia. Sempre que olhamos para uma foto, aquela impressão visual se reaviva e se torna presente para nós. O haicai faz o mesmo, através da descrição objetiva de uma sensação física, que além de visual, pode ser também auditiva, tátil , olfativa ou de paladar. Esta sensação pode disparar uma lembrança ou um sentimento, o que pode ser expresso no poema. O contrário não é permitido. A sensação psicológica sempre nasce depois da sensação física.

Dizemos que o haicai pode ser comparado a uma fotografia, que é completamente diferente de um filme. O minúsculo tamanho do haicai não comporta cenários dramáticos, amplos movimentos ou planos em seqüência. Também não se trata de suprimir todos os elementos sintáticos como num telegrama, visando comprimir o máximo de palavras dentro de 17 sílabas. A descrição simples e sem artifícios estilísticos de uma sensação, deixando grande espaço para a sugestão, é a regra a ser seguida.

"Haikai não é síntese, no sentido de dizer o máximo com o mínimo de palavras. É antes a arte de, com o mínimo, obter o suficiente". - Paulo Franchetti



Certo
Errado
Relâmpago azul:
Crescem os olhos da criança
No colo da mãe.

Zuleika dos Reis

Relâmpago. Chuva.
De repente, o rio transborda.
Choro. Desespero.
Clara luz da lua
dança nas poças d'água
com o vento suave.

José Neres Reis

Ainda me lembro:
A lua cheia brilhava
sobre o nosso amor.


Vento de verão.
Do capinzal crestado
pula o gafanhoto.

Luiz Bacellar

Nuvens de gafanhotos
Semeiam a destruição
Por onde passam.




NÃO AO EGO

Negar o ego não significa proibir a palavra "eu". Haicais na primeira pessoa são perfeitamente viáveis. Mas a objetividade do haicai deixa pouco espaço para a expressão do universo interior do autor.

O subjetivismo e sua derivação, o sentimentalismo, são praticamente condenados, junto com qualquer traço de intelectualismo. Os sentimentos humanos, quer sejam os do autor ou não, são expressos com parcimônia, sempre submetidos à sensação física que os gerou, e aparecem puros, livres de elaboração racional e conceituação intelectual.

O haicai não se presta para expressar um raciocínio, do tipo A+B=C. É mais freqüente que contraste dois elementos sem conexão lógica, cabendo ao leitor reconciliá-los em um novo plano de significado (o que não quer dizer que o haicai seja uma charada ou adivinha). Tão pouco o haicai serve para expressar juízos ou sentenças. A natureza não trabalha assim, estando acima do bem e do mal, categorias inventadas pelo homem. Por conseqüência, aforismos e lições de moral estão fora da esfera do haicai.



Certo
Errado
Nariz na vidraça.
Guri de rua acompanha a
Ceia de natal.

Hazel de S. Francisco

Que mundo injusto!
No natal, meninos de rua,
Olhando vitrines.


Depois da geada,
nas faces do espantalho,
lágrimas geladas.

Roberto Saito

A geada, ao cair
nos olhos do espantalho
formou lágrimas geladas.


A flor do ipê-roxo
cai deixando saudades:
Ah, a moça da tarde.

Anibal Beça

A bela da tarde
por mim passou. Feito flor,
deixou seu perfume.



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3 de abril de 1999