Poesia nipo-brasileira no Festival do Japão

A Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil, entidade que divulga a produção literária da comunidade nipo-brasileira, mais uma vez se fará presente no Festival do Japão. Em seu estande, haverá exposição de tanka e haicais em língua japonesa, tanto os produzidos por seus associados radicados no Brasil, como aqueles escritos por grandes poetas do Japão, todos acompanhados de tradução para o português. Além da língua japonesa, o haicai em língua portuguesa também terá seu espaço, através dos trabalhos de autores brasileiros.

O haicai, poema de três linhas que discorre objetivamente sobre temas da natureza, é certamente a maior contribuição do Japão para a literatura brasileira. Durante os três dias do Festival, ocorrerão concursos de haicai e tanka em japonês. Além disso, será realizado o 3º Concurso de Haicai Masuda Goga, exclusivamente em língua portuguesa. Masuda Goga (1911-2008) foi um mestre imigrante que contribuiu enormemente para a divulgação do haicai entre os brasileiros. O concurso deste ano será dividido em categorias infanto-juvenil e adulta. Os temas serão três: “Nara”, aludindo aos 1300 anos da primeira capital do Japão, “Festival do Japão”, sobre o próprio evento, e “Vento frio”, referência à estação do ano em que acontece o Festival. Maiores informações no próprio estande.

A 13ª edição do Festival do Japão reunirá o público no Centro de Exposições Imigrantes nos dias 16, 17 e 18 de julho de 2010 (sexta, sábado e domingo). Considerado um dos maiores eventos de cultura japonesa no mundo, e o maior da América Latina, o Festival do Japão apresentará shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária, exposições especiais e atividades para as crianças. O Festival do Japão é realizado desde 1998 pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias Japonesas no Brasil), entidade que reúne as 47 associações de províncias japonesas sediadas no Brasil. O evento tem o objetivo de divulgar e preservar a cultura e as tradições japonesas, e também auxilia entidades e projetos assistenciais.

Tags: