Haicais da Pandemia

Poemas Florescem os Caminhos — haicais
Clara Sznifer e Eunice Tomé

Coletânea de haicais (36 haicais de Clara Sznifer; 35 haicais de Eunice Tomé). Prefácio das autoras. Santos, Costelas Felinas, 2020, 36 páginas, 10cm x 20cm. Contato: artesanallivros.blogspot.com.

Do prefácio: “Um grupo de escritores e poetas, adeptos do haicai — poema de origem japonesa — dedicou-se a escrever durante a pandemia para amenizar tensões e expectativas sobre a doença. O grupo liderado pelo haijin Carlos Martins recebeu o nome de “O Zen do Haicai” e o projeto de “Diário da Quarentena”. De 16 de abril a 08 de agosto, foram centenas de participações, reunindo cerca de 53 pessoas e 1.031 Haicais. Clara e Eunice querem deixar para a posteridade — filhos, netos e amigos mais jovens, que não tiveram consciência da realidade sofrida pela humanidade — como conseguiram superar o isolamento social por tão longo tempo, através da poesia dos haicais. Para ambas, foi um motivo de superação e de trocas de energias positivas. A pandemia ainda está em curso, o isolamento se faz necessário, e o grupo continua a publicar seus haicais. Bom, porque o processo criativo desse fazer poético é incessante. Mas um fecho foi dado, para que os haijins voltem, lentamente, às suas atividades fora de casa. A vivência foi das melhores e os aprendizados mais ainda, pela sensibilidade envolvida. Vamos augurar que, no menor prazo possível, todos se encontrem, presencialmente. Os braços estão esperando para esse abraço coletivo.”

Amostras:

Ainda confinada
Ele voltou a visitar-me
Pássaro de outono
Clara Sznifer

Os mascarados
Em caminhada diária
Praia de inverno
Clara Sznifer

Só marcas dos pombos
Nas areias praianas
Sem outras pegadas
Eunice Tomé

Chuva no telhado
Embalo para sonhar
Terapia sonora
Eunice Tomé

Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, clique para saber como expor seu trabalho gratuitamente.