19º Concurso Brasileiro de Haicai Infantojuvenil (2019/2020)

AVISO

Em razão dos desdobramentos da pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19), ocasionando o fechamento de escolas por tempo indeterminado, os organizadores informam que o 19º Concurso Brasileiro de Haicai Infantojuvenil está cancelado.

O Grêmio Haicai Ipê, o mais tradicional grupo de estudos e prática de haicai no Brasil, promove o 19º Concurso Brasileiro de Haicai Infantojuvenil com o intuito de incentivar e difundir a prática do haicai entre as crianças brasileiras.

Quem pode participar: Alunos do Ensino Fundamental ou Médio, com idade inferior a 18 anos, conforme categorias abaixo:

• Categoria Infantil: alunos com idade máxima de 10 anos, completados até o dia 30 de junho de 2020.
• Categoria juvenil I: alunos de 11 a 14 anos, completados até o dia 30 de junho de 2020.
• Categoria juvenil II: alunos de 15 a 17 anos, completados até o dia 30 de junho de 2020.
• Categoria especial: alunos com deficiência, sem limite de idade.

Condições para participação:

• Cada participante poderá concorrer com apenas um trabalho, inédito e de sua própria autoria.
Atenção: plágio é crime previsto em LEI.
• Tire tantas cópias quantas necessárias do
formulário de inscrição, arquivo em anexo, e utilize o verso da folha para escrever o haicai e fazer a ilustração.
• Trabalhos que vierem com o formulário grampeado serão excluídos, pois dificultam o manuseio por parte dos avaliadores.
• Não serão aceitos os trabalhos apresentados sem a assinatura do participante e do responsável (pode ser o professor ou a professora).

Tema
O tema deste concurso será ‘
PRAIA’.
No decorrer das estações do ano, são inúmeras as ocasiões para vivenciar momentos únicos e inesquecíveis. Os dias de sol, outros de chuva, de calor intenso. Os dias nublados em que o friozinho predomina. Os dias bem frios do inverno. Os passeios, à noite, para ver caranguejos, siris. O sol que se põe ou a lua que nasce sobre o mar. As brincadeiras, os esportes praticados com amigos na praia. Serão aceitos, também, haicais que contenham referências à casa de praia, ao vento com cheiro de mar, às redes dos pescadores e seu trabalho, veleiros, jangadas. Brincadeiras com caiaques, surfe e referências a vestimentas: maiô, biquíni, chapéu-de-praia etc.
Escolha um momento marcante e registre essa experiência em três linhas de aproximadamente 17 sílabas no total.

Instruções: Oriente seus alunos a escolher um acontecimento marcante observado no decorrer das estações do ano.

• Ajude-os com dicas que os levem a recuperar as sensações ou emoções desse momento.
• Incentive-os a registrar essa experiência em três linhas de aproximadamente 17 sílabas no total.

Sugestão de estratégia para sensibilização dos alunos:
• Roda de conversa: reúna os alunos em ambiente descontraído e incentive-os a contar sobre suas experiências;
• Tente extrair dessas narrativas detalhes, emoções, sensações ou sentimentos que possam ser definidos como ‘marcantes’;
• Ajude-os a escolher apenas ‘o mais marcante’ como assunto de seu poema;
• Oriente os alunos que têm dificuldade para compor textos curtos, a desenhar, primeiro, a cena que chamou a sua atenção;
• A partir do desenho (ou ilustração), oriente-os na escolha do tema ou detalhe sobre o qual quer escrever e na distribuição dos versos. Corrija os erros de português, se for o caso.

Encerramento do Concurso (prazo)
• O concurso encerrar-se-á no dia 30 DE JUNHO DE 2020, valendo como prova de cumprimento de prazo, o carimbo dos Correios.

Para onde enviar
• 19º Concurso Brasileiro de Haicai Infantojuvenil
A/C Teruko Oda
Estrada de Santana, 1659 — Caucaia do Alto
06723-100 – Cotia, SP

Diplomas e Certificados

1.Serão conferidos certificados aos autores dos 20 (vinte) melhores trabalhos e seus respectivos professores, nas categorias infantil e juvenil I.

2. Na categoria juvenil II, considerando-se menor numero de participantes, serão conferidos certificados aos autores dos 10 (dez) melhores trabalhos e seus respectivos professores.

3. Nessas categorias, a critério da Comissão Julgadora, poderão ser conferidos certificados aos trabalhos selecionados como Menção Honrosa, limitados a um máximo de 10 (dez) trabalhos por categoria. Fica mantido o direito ao recebimento do certificado de participação aos respectivos professores.

4. Na categoria especial serão conferidos certificados aos autores dos melhores trabalhos, tantos quantos aprovados pela comissão julgadora, bem como aos respectivos professores.

5. O relatório final e a relação dos classificados estarão disponíveis para consulta a partir do dia 20 de agosto de 2020 nos sites

www.kakinet.com/concurso/
www.facebook.com/gremiohaicaiipe

6. A relação dos classificados será enviada por e-mail somente aos professores que tiverem alunos classificados e que tenham fornecido um endereço eletrônico válido.

7. Os certificados serão enviados aos classificados, pelos Correios, em carta registrada, para o endereço das respectivas escolas (ou outro constante da ficha de inscrição), no prazo máximo de 90 (noventa) dias após a divulgação dos resultados pela internet.

8. É de total responsabilidade dos professores o fornecimento dos dados que possibilitem a entrega dos mesmos pelos funcionários dos Correios.

Comissão julgadora
Os poemas serão avaliados por uma comissão formada por membros do Grêmio Haicai Ipê, tendo como coordenadora a professora Teruko Oda. (
terukooda@gmail.com).

IMPORTANTE

• Os trabalhos devem ser recolhidos e enviados pelas escolas. Não serão aceitas inscrições individuais remetidas pelos alunos.
• Escolas que enviarem mais de um trabalho por aluno serão desclassificadas.
• Favor informar, com clareza, o endereço eletrônico (e-mail) da escola ou do(a) professor(a) responsável para agilizar os contatos e a troca de informações, quando necessários.

Informações
• E-mail: terukooda@gmail.com

Formulário de Inscrição
Baixe aqui o Formulário de inscrição.
• Imprima em papel sulfite branco tamanho A4
• Se achar mais econômico, imprima apenas um original e tire tantas cópias quantas necessárias. Não é necessário imprimir colorido.
Uma dica para agilizar o preenchimento da ficha de inscrição: preencha uma ficha com todos os dados fixos (nome, endereço e outros dados da escola, nome do professor), deixando em branco os dados variáveis (nome do(a) aluno(a), idade, categoria, etc).
• Tire cópias xerox dessa ficha parcialmente preenchida e entregue-a ao aluno. Utilizar o verso da ficha de inscrição para escrever o haicai e ilustrar.
Complete a ficha e confira os dados do aluno antes de enviar para o concurso.
• Se preferir, cole a ficha de inscrição no verso do trabalho do aluno. Não grampear.
• Atenção:
Inscrições com dados ilegíveis serão desclassificadas.

São Paulo, 30 de novembro de 2019.
A Comissão Organizadora

Edições anteriores do Concurso Brasileiro de Haicai infantojuvenil