8ª Antologia do Águas de Março

Grêmio Haicai Águas de Março — Tempo de Agradecer — VIII Antologia
Benedita Azevedo (organizadora)

Antologia de haicais (588 haicais, 26 autores). Prefácio de Regina Alonso. Inclui notas bio-bibliográficas dos autores. Rio de Janeiro, ZMF, 2022, 124 páginas, 14cm x 21cm. ISBN 978-85-86790-99-7. Contato: benedita_azevedo@yahoo.com.br.

Do prefácio: “Nesta antologia os haijins buscam concentração para irem além do óbvio e do imediato, iniciando e continuando a caminhada sem fim. O participante de corpo e alma ressignifica a existência, criando laços indissolúveis entre o mestre e o aprendiz. Os haicais desta antologia nos fazem sentir a profundidade das ações de Benedita Azevedo junto aos alunos. Mestre naquilo que ensina, Emi (A beleza do seu grande coração) deixa transparecer, não somente a força das palavras e dos ensinamentos, bem como, a educadora de olhares, gestos, atitudes, presença e comprometimento com seu fazer. No Japão, desde as épocas mais antigas, os sons ambientais são apreciados musicalmente. Para descrever o vento, existem em japonês inúmeros vocábulos. Os haicais do ‘Águas de Março’ nos levam a um concerto de muitos instrumentos. A natureza nesta primavera brilha com o cair da chuva fina e incessante, trazendo à memória o enigma zen (koan): ‘Conheces o ruído de uma mão batendo na outra: mas qual seria o som de apenas uma palma?’ Os haicais desta antologia nos levam a perceber o ‘vazio embalado no vácuo'”.

Amostras:

No bar o haijin
lista onomatopeias —
Dia da Criança
Alan Resende

Longe na favela,
grande Árvore de Natal
pisca sem parar.
Matusalém Dias de Moura

Pamonha! Pamonha!
Oferta no carro de som
atrai fregueses
Rose Mendes

Assim como chegou
parte no mesmo passo
Lua na janela
Rosane Silva

Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, clique para saber como expor seu trabalho gratuitamente.