Haicais e mandalas

Laços entre Primas
Fátima Queiroz

48 cartões (44 haicais, uma quadra). Colaboração de Patrícia Queiroz e Renata Rocha. Projeto gráfico de Alice Queiroz e Patrícia Queiroz. Apresentação da autora. Inclui bibliografia. Sem bio-bibliografia. Belo Horizonte, Ed. da autora, 2023, caixa de papel-cartão 7,5cm x 15,5cm x 2,5cm, com visor, contendo 48 cartões 7cm x 15cm e um folder 15cm x 28cm. ISBN 978-65-00-64910-9. Instagram: @lacosentreprimas.

Da apresentação: “Embarcamos nessa viagem inspiradas em Bashô, que compôs e ensinou a fazer versos no formato haicai pelas sendas do Japão. Haicais registram sensações e sentimentos que envolvem todos os sentidos: tato, olfato, audição, visão, paladar e… emoção! Retratam um instante que fala à alma. Retratam a natureza que ensina o efêmero, a transitoriedade, a impermanência. Iluminação que estimula uma viagem interna, um encontro consigo mesmo. Viagem simbólica, sem bagagem, empreendida também pela imaginação do leitor.”

Amostras:

Sol
branco nas areias
ouro no céu
bronze na pele

Luz própria
pulsa no meio das trevas
movimentos iluminados
vagalume

@nalógica
bem no tempo da
máquina eu atrevo
a querer alma

Longevidade
caminhos percorridos
marcas no corpo
envelhecer é sagrado

Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, clique para saber como expor seu trabalho gratuitamente.