Da terra ao éter

Nuvens e Sombras
Márcio Catunda


Coletânea de haicais (158 haicais). Apresentação de Roberto Evangelista. Texto da orelha por Assis Lima. Inclui nota biobibliográfica. Rio de Janeiro, Confraria do Vento, 2023. 108 páginas, 12cm x 18cm. ISBN 978-65-5844-052-9. Contato: www.confrariadovento.com.

Da apresentação: “Nuvens e Sombras é um sol do meio-dia a iluminar suas andanças e íntimas vivências à luz dos elementos que constituem o arcabouço do universo, pois arcam a vida e todos os seus viventes: Água, Terra, Fogo, Ar e Éter. Das paisagens dessa poesia, está definitivamente ausente a destruição da vida: guerras, doenças, violência urbana. Nada de ódio, vingança ou paixão, sentimentos para enormes audiências insensíveis. O poeta, no entanto, não se aliena do seu mundo existencial e nem abstrai o leitor do seu cotidiano. O poeta apenas mergulha na paisagem, colhe o que para nós é imperceptível e nos concede um sentimento de vida dinâmico e reflexivo. O deleite do seu estado contemplativo nos é repassado com uma precisão verbal aferida na configuração do instante luminoso. Virtude advinda da agudeza do seu olhar perante a natureza em seu entorno. Por vezes, a contemplação vem revestida de humor saudável e inteligente. Para concluir, o haicai não fala de algo, ele é o algo mais. Na sua essência, ele é tudo e o todo do flagrante contemplado. A completude do sentimento. Nuvens e Sombras, de Márcio Catunda, é uma viagem do chão terra até o éter. Dela voltamos com um olhar mais clarificado para a vida.”

Amostras:

Trovões: as potestades
arrastam velhos móveis
nas mansões do céu.

Serenidade.
Qualquer lugar
é o monte Yoshino.

Que música
preencherá as horas
quando não houver mais dia?

No sublime instante,
a placidez das Eras.
Mistérios do Tempo.

Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, clique para saber como expor seu trabalho gratuitamente.