Caqui: revista brasileira de haicai

CAQUI · Fórum · Correio · Busca

Página anterior 3 Próxima página  


Helena Kolody
Pioneira do haicai

Influência de Guilherme de Almeida?

Os três primeiros haicais

Fanny Dupré, amiga e orientadora

Influência de Guilherme de Almeida?

Helena e Leminski

A palavra é uma vivência pessoal

Reika, seu nome de haicaísta

Helena e a tanka

Helena e o senryu

Mais alguns haicais de Helena Kolody

Vida e obra no tempo

Referências e notas

Em 1994, com 82 anos de idade, Helena foi entrevistada pelo Prof. Paulo Venturelli.10 A certa altura, perguntada sobre a "influência do haicai em sua obra", ela nos surpreende: "Também aqui foi importante a correspondência com poetas de outros lugares. Não me lembro mais como foi que comecei a me corresponder com Fanny Dupré, de São Paulo, que foi uma das primeiras haicaístas do Brasil. E ela então me disse para ler um livro do Guilherme de Almeida, que era autor de haicais rimados. Por isso, até hoje, sigo esta linha, isto é, metrifico e rimo os versos do haicai, o que não é comum."

Guilherme de Almeida inventou uma forma que não existia para o haicai: deu-lhe título e quatro rimas. Cito o haicaísta paranaense Domingos Pellegrini,11 para entendermos melhor isso: "Ele fazia um tipo de haicai que parecia destinado a garantir que só ele fizesse haikais em Português: além do rígido esquema de versos de 5-7-5 sílabas, o primeiro verso tinha de rimar com o terceiro, e a segunda sílaba do segundo verso tinha que rimar com a sétima, numa acrobática rima-interna." Vejamos um haicai de Guilherme de Almeida12 e seu esquema:

O Haicai

Lava, escorre, agita
a areia. E, enfim, na bateia
fica uma pepita.

Esquema

- - - - X
- O - - - - O
- - - - X

Quem fizer uma revisão da obra de Helena, seguindo a trilha dos seus haicais, poderá certificar-se de que ela não utilizava o esquema do que se convencionou denominar de "haicai guilhermino". Segui também, na coletânea Haikais,13 os setenta haicais reunidos e somente encontrei 14 deles com rimas: 4 rimam o segundo com o terceiro verso; 2 rimam o primeiro com o segundo verso; e, 8 rimam o primeiro com o terceiro verso. Vejamos dois deles:


Avesso

Seu olhar profundo
olha na poça d'água
e enxerga estrelas no fundo.


Areia

Da estátua de areia,
nada restará,
depois da maré cheia.

Como se pode ver, Helena seguiu Almeida somente no item dar um título (que ela sempre o fez, ao contrário de Fanny e Fonseca), mas suas rimas, métrica e a forma do haicai não seguiam a proposta guilhermina; ela não usava de sua bateia.







Página anterior 3 Próxima página  

27 de dezembro de 2004

Primeira
página

Retornar ao Caqui

Enviar esta página
para um amigo

Início da
página

Retornar ao início da página