Nikkei Bungaku


Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, saiba como expor seu trabalho gratuitamente

Poemas bilíngues

20/05/2017

Capa - Exposicao Bilingue: Encontro com Poemas Nipo-Brasileiros

Exposição Bilíngue: Encontro com Poemas Nipo-Brasileiros
Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil (org.)

Catálogo da exposição bilíngue (português e japonês) de mesmo nome realizada em 2014 (originais em japonês: 99 haicais, 63 tankas, 45 senryus e 4 poemas; originais em português: 54 haicais; 221 autores; todos os trabalhos em versão bilíngue). Tradutores: Akiko Kurihara, Artur Nakahara, Meiko Shimon, Michiyo Nakata, Neide Nagae, Teruko Oda, Thiago Abreu. Apresentação dos organizadores. Contém sinopse histórica da literatura nipo-brasileira de 1908 a 2013. Contém introduções a cada seção. São Paulo, Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil, 2014, 164 páginas, 16cm x 21cm. Contato: www.nikkeibungaku.org.br Leia mais…

35º Concurso Literário Yoshio Takemoto

3/05/2017

A Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil está recebendo trabalhos para concorrerem nas nove modalidades literárias do 35º Concurso Literário Yoshio Takemoto, sendo quatro em língua portuguesa: haicai, poesia, conto e tradução do japonês para o português, e mais cinco modalidades em língua japonesa: shôsetsu (conto), zui-hitsu (ensaio), tanka (poesia lírica), haiku (haicai), e hon-yaku (tradução do português para o japonês). O regulamento para as modalidades em língua japonesa está publicado na seção correspondente da revista Brasil Nikkei Bungaku e também na internet, em www.nikkeibungaku.org.br.
Leia mais…

Resultados do 34º Concurso Literário Yoshio Takemoto

14/12/2016

Divulgamos os vencedores das categorias de língua portuguesa do 34º Concurso Literário Yoshio Takemoto, iniciativa da Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil, cujas inscrições foram encerradas em 15/08/2016. O concurso teve quatro categorias em língua portuguesa: conto, haicai, poesia e tradução do japonês para o português. As categorias de língua portuguesa juntam-se a cinco categorias em língua japonesa: conto, ensaio, tanka (poesia lírica tradicional), haicai e tradução do português para o japonês. Leia mais…

Resultados do 9º Concurso de Haicai Masuda Goga

14/11/2016

A Associação Cultural Nikkei Bungaku do Brasil, em parceria com o Grêmio Haicai Ipê, promoveu o 9º CONCURSO DE HAICAI “MASUDA GOGA”, aberto ao público em geral, com o objetivo de divulgar o haicai. Os haicais vencedores do concurso estão relacionados aqui. Leia mais…

9º Concurso de Haicai Masuda Goga

15/06/2016

Prazo encerrado. Divulgação dos resultados em 16 de novembro.

A Associação Cultural Nikkei Bungaku do Brasil, em parceria com o Grêmio Haicai Ipê, promove o 9º CONCURSO DE HAICAI “MASUDA GOGA”, aberto ao público em geral, com o objetivo de divulgar o haicai.

Masuda Goga (1911-2008) foi mestre de haicai em japonês e português. Jornalista, escritor e artista plástico, foi um dos fundadores, em 1987, do Grêmio Haicai Ipê. Em 2004, recebeu o “Masaoka Shiki International Haiku Prize”, por seu esforço na divulgação do haicai no Brasil. Como forma de celebrar sua memória, foi instituído o Concurso de Haicai “Masuda Goga”.
Leia mais…

34º Concurso Literário Yoshio Takemoto

22/05/2016

Prazo encerrado. Divulgação dos resultados em 15 de dezembro.

A Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil está recebendo trabalhos para concorrerem nas nove modalidades literárias do 34º Concurso Literário Yoshio Takemoto, sendo quatro em língua portuguesa: haicai, poesia, conto e tradução do japonês para o português, e mais cinco modalidades em língua japonesa: shôsetsu (conto), zui-hitsu (ensaio), tanka (poesia lírica), haiku (haicai), e hon-yaku (tradução do português para o japonês). O regulamento para as modalidades em língua japonesa está publicado na seção correspondente da revista Brasil Nikkei Bungaku e também na internet, em www.nikkeibungaku.org.br.
Leia mais…

Resultados do 33º Concurso Literário Yoshio Takemoto

14/12/2015

Divulgamos os vencedores das categorias de língua portuguesa do 33º Concurso Literário Yoshio Takemoto, iniciativa da Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil, cujas inscrições foram encerradas em 15/10/2015. O concurso teve quatro categorias em língua portuguesa: conto, haicai, poesia e tradução do japonês para o português. As categorias de língua portuguesa juntam-se a cinco categorias em língua japonesa: conto, ensaio, tanka (poesia lírica tradicional), haicai e tradução do português para o japonês. Leia mais…

Resultados do 8º Concurso de Haicai Masuda Goga

16/11/2015

A Associação Cultural Nikkei Bungaku do Brasil, em parceria com o Grêmio Haicai Ipê, promoveu o 8º CONCURSO DE HAICAI “MASUDA GOGA”, aberto ao público em geral, com o objetivo de divulgar o haicai. Os haicais vencedores do concurso estão relacionados aqui. Leia mais…

33º Concurso Literário Yoshio Takemoto

25/07/2015

A Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil está recebendo trabalhos para concorrerem nas nove modalidades literárias do 33º Concurso Literário Yoshio Takemoto, sendo quatro em português: haicai, poesia, conto e tradução do japonês para o português, e mais cinco modalidades em japonês: shôsetsu (conto), zui-hitsu (ensaio), tanka (poesia lírica), haiku (haicai), e hon-yaku (tradução do português para o japonês).
Leia mais…

8º Concurso de Haicai Masuda Goga

12/07/2015

Atualização de 27/09/2015: Considerando as incertezas lançadas pelos rumos da campanha salarial dos trabalhadores dos Correios e visando tranquilizar seus participantes, a Organização do 8º Concurso de Haicai Masuda Goga resolve que o prazo final para a entrega de trabalhos será estendido para a data de 15 de outubro de 2015.

A Associação Cultural Nikkei Bungaku do Brasil, em parceria com o Grêmio Haicai Ipê, promove o 8º CONCURSO DE HAICAI “MASUDA GOGA”, aberto ao público em geral, com o objetivo de divulgar o haicai. Leia mais…