Haicais de Angola

O Enorme Imbondeiro
Fernando Manuel Bunga (Mandioca)

Coletânea de haicais (52 haicais). Apresentação do autor. Prefácios de Benedita Azevedo e Carlos Martins. Inclui glossário. Inclui nota bio-bibliográfica. Porto Alegre, Bestiário, 2022, 80 páginas, 12cm x 18cm. ISBN 978-65-84571-30-3. Contato: www.bestiario.com.br.

Do prefácio de Carlos Martins: “Certo dia recebi uma solicitação de entrada, na página de Facebook que administro, do atual confrade Fernando Manuel Bunga, de haigô (‘nome poético’, um costume da poesia japonesa) Mandioca. Desde então, despertou-me uma profunda admiração pelo haicaísta e seu trabalho — o que, certamente, não ocorre somente comigo. Fernando não mede esforços em aprender, em evoluir no conhecimento teórico e prático da poesia mínima de origem japonesa, o haicai, que mesmo ‘enganando’ quem a julga simples, por se apresentar em apenas três versos, requer muita dedicação e estudo para seu manejo e, tal síntese em tão poucos versos só é conseguida com horas e horas de estudo e prática. Desde o início, Fernando, paralelamente à avidez com que buscava textos ou informações em conversas sobre o haicai, produzia haicais cada vez mais singulares e com requinte técnico. Tal singularidade residia, entre outras características de seu estilo, em transitar nos dois lados do oceano, mediante a ponte do haicai: ora ele compunha como se fosse brasileiro, se valendo dos kigos (palavras que indicam a estação do ano em que foi composto o poema) adaptados à nossa realidade, ora nos apresentando à fauna, flora, relações pessoais e problemas sociais de sua amada pátria angolana que, também posso afirmar, muitos de nós que o lemos diariamente, também passamos a admirar mais.”

Amostras:

Libélula e a sombra
vão na mesma direção —
Manhã de sol

Área desminada —
Preparada pro cultivo
da mandioca

Criança no jardim —
O dente-de-leão soprado
segue o seu rumo

Zungueira de peixe
canta na esquina do musseque —
Tarde de cacimbo

Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, clique para saber como expor seu trabalho gratuitamente.