4º Concurso Literário Foed Castro Chamma


Prazo final: 28/02/2023
E-mail para informações: chaodospinheirais@hotmail.com

A Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro Sul do Paraná – ALACS, no seu 20º aniversário, promove o 4º Concurso Literário Foed Castro Chamma, aberto ao público em geral, com diversas modalidades, entre elas o haicai, que possui regulamento específico.

O homenageado, Foed Castro Chamma nasceu em Irati, (PR), em 31 de março de 1927. Faleceu em 12 de janeiro de 2010, no Rio de janeiro, onde residia desde 1941. Publicou Melodias de Estilo, 1952; Iniciação ao Sonho, 1955; o Andarilho e a Aurora, 1971; Pedra de Transmutação, 1984, recebendo o Prêmio Bienal Nestlé de Literatura Brasileira, Antologia poética 2001. Foi incluído por Manuel Bandeira e Walmir Ayala na Antologia dos Poetas Brasileiros – Fase Moderna, Edição de Ouro, 1967.

Sobre a Academia de Letras, Arte e Ciências do Centro Sul do Paraná – ALACS

A ALACS é uma entidade cultural com estatuto e regimento próprios. Tem por finalidade a preservação, o desenvolvimento e a divulgação das letras, artes e ciências, promovendo a integração regional, o avanço do processo educacional, o cultivo das humanidades e da cultura da paz. São integrantes da Academia os seguintes municípios: Imbituva, Prudentópolis, Rio Azul, Mallet, Teixeira Soares, Guamiranga, Fernandes Pinheiro, Ivaí, São João do Triunfo, Ipiranga, Inácio Martins e Irati. Foi instalada em 22 de novembro de 2002.

Público-alvo

O Concurso é aberto ao público em geral.

  • Serão contempladas as categorias: infantil (até 12 anos), juvenil (até 17 anos) e adulta.
  • As inscrições poderão ser feitas em âmbito: municipal, estadual, nacional/internacional e os textos devem ser em língua portuguesa.

Das Inscrições e prazo

Todas as informações solicitadas devem ser fornecidas, de acordo com os critérios determinados, sob pena de não aceitação da inscrição.

É permitido uma única inscrição por autor, em um único âmbito, com no máximo (02) dois haicais (podendo ser premiado apenas um). Os haicais devem, ser de autoria do concorrente.

As inscrições deverão ser feitas a partir de 19 de novembro de 2022 a 28 de fevereiro 2023, no email do Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais: chaodospinheirais@hotmail.com. Deverá constar a identificação do autor: nome completo, categoria que concorre, data de nascimento, e-mail, telefone, endereço completo (CEP, cidade, estado, país).

Do tema e condições de participação

Para a edição 2022-2023, o tema é “verão”. A palavra tema/kigo deve constar em um dos versos do poema.

Para os efeitos deste concurso, entende-se por haicai o poema sem título, estruturado em três versos de aproximadamente 5, 7, 5 pés métricos, tendo o kigo (tema) como assunto central.

Os haicais serão avaliados tendo por base os critérios da escola clássica e fundamentados nos ensinamentos do Mestre Masuda Goga (1911-2008).

A simples participação no concurso significa total conhecimento e plena aceitação das condições aqui estabelecidas.

Seleção e julgamento

A avaliação dos textos recebidos será feita por pessoas com experiência reconhecida em literatura, designadas pela coordenação do concurso. A decisão da comissão avaliadora é irrecorrível.

Do resultado e premiação

Todos os classificados receberão certificados, em cerimônia no mês do aniversário de Irati, por ocasião do I Jogos Florais, no Centro Cultural Clube do Comércio de Irati, em 28 de julho de 2023, às 15 horas e também serão encaminhadas as premiações através dos Correios.

A publicação do resultado (nome dos vencedores e respectivos poemas) será feita até o final de maio 2023 pelo e-mail do Grêmio Chão dos Pinheirais e pela ALACS.

Com a devida citação de autoria, os premiados concordam desde já em ceder integralmente à Academia de Letras de Irati – ALACS de forma gratuita e definitiva, os direitos autorais patrimoniais dos trabalhos correspondentes.

Para elucidação de dúvidas, poderá ser acessado o e-mail: chaodospinheirais@hotmail.com administrado pelo Fiel Depositário.

Apoio: Grêmio Haicai Chão de Pinheirais