5ª Antologia Poetrix

Antologia Poetrix 5
Goulart Gomes (organizador)

Antologia de poetrix (43 poetrix, 516 autores). Apresentação de Marilda Confortin. Texto da orelha de Hercio Afonso. Inclui notas biobibliográficas dos autores. São Paulo, Scortecci, 2017, 152 páginas, 14cm x 21cm. ISBN 978-85-366-5212-2. Contato: www.asabeca.com.br.

Da apresentação: “Sou suspeita para falar do Poetrix. Conheço-o desde o nascimento. Já aprontou poucas e boas, esse irreverente adolescente. Aliás, ‘poucas e boas’ são atributos das palavras usadas pelo Poetrix. E irreverência é uma qualidade indispensável aos poetrixtas. Adolescência, também. Ele pode crescer em conteúdo, mas nunca vai passar de trinta sílabas. Lembro dos primeiros passos, das brigas que se meteu com outros poemas pequeninos, da frustração por não ser aceito em nenhuma escola literária. E os apelidos que lhe deram, então! ‘Cocô de cabrito’, ‘nanico’, ‘poeminha da Internet’, ‘filho bastardo do haicai’, ‘haicaído’… quanto bullying, tadinho. Coitadinho uma ova! Um pestinha que viralizou na Internet, isso sim. Tem milhares de seguidores nos quatro cantos deste planeta redondo. Fica cada dia mais sacana, mais satírico, mais crítico, mais inteligente, mais apaixonante. Seus pais desistiram de lhe ensinar regras. Afrouxaram as rédeas e soltaram o bichinho no mundo. Agora, tá ai, correndo livre em livros, embalagens, camisetas, canecas e numa infinidades de formas e mídias. Inclusive em antologias”.

Amostras:

Imigrantes
cruzam fronteiras
em fileiras
… formigas buscando comida
(Angela Bretas)

Paralisia:
poesia
ela nos salva?
ou nos anestesia?
(Goulart Gomes)

Intolerância
Falta de solidariedade
incentivando preconceitos
destruição humana!
(Luciane Silva)

Baratas não entendem de inspiração
debocham do grilo
com seu violino desafinado
a cumprir sua missão
(Reneu do Amaral Berni)


Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, clique para saber como expor seu trabalho gratuitamente.