Haicais e poemas de Cesar Augusto de Carvalho

Curto-circuito
Cesar Augusto de Carvalho

Coletânea de poemas e haicais (39 poemas, 30 haicais). Texto da orelha de Hamilton Faria. Sem prefácio. Inclui nota biobibliográfica. São Paulo, Patuá, 2019. 80 páginas, 14cm x 21cm. ISBN 978-85-8297-707-1. Contato: www.editorapatua.com.br.

Do texto da orelha: “Em livros anteriores, o poeta Cesar Augusto de Carvalho já apresentava a escrita de poemas curtos e haicais, buscando a palavra certeira que faz da língua linguagem. Agora, Curto-circuito traz o inesperado, após a voltagem crescer e gerar novas situações de expressão, com múltiplas faces: a lírica, a prosaica, bem-humorada; outras secas, pontudas, lirismo contido. Alguns poemas aproximam-se da experiência dos concretistas: economia de linguagem, criação de novas palavras, aproveitamento do espaço, textos visuais. Alguns poemas ousam o haicai clássico, outros trazem apenas o seu espírito e o sabor das estações. Porque ‘continuamos misturando tudo’. Libertário, mostra a tensão natureza-cultura, ironiza a ausência de liberdade — e declara que a poesia salva e a palavra vive. Logo, pode estar escuro, ‘a luz sempre encontra uma brecha’. Sendo a vida breve, ‘o caminhar é o nosso lugar'”.

Amostras:

evite o baque
ate-o ao baque
do atabaque

à luz do luar
folhas se redesenham
é primavera

um dia cheio de alegria
é como poesia
como açúcar, vicia.


com minhas vozes
emudecidas

Este espaço tem por objetivo divulgar a produção haicaísta em língua portuguesa. Se você é autor, clique para saber como expor seu trabalho gratuitamente